Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/65350
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | As perspectivas de estudos sobre os sujeitos no PPGCI/UFMG |
Authors: | Carlos Alberto Avila Araujo Adriana Bogliolo Sirihal Duarte Lígia Maria Moreira Dumont |
Abstract: | Apresenta a maneira como a temática do sujeito é pesquisada no âmbito da linha de pesquisa “Usuários, gestão do conhecimento e práticas informacionais” do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCI/UFMG). A temática é tratada a partir de três eixos: práticas informacionais, mediações e leitura, designando as três principais formas por meio das quais a temática vem sendo pesquisada. São apresentados os conceitos centrais e autores que as fundamentam, grupos de pesquisa e dissertações e teses defendidas por cada uma delas. Conclui-se que a especificidade da perspectiva delineada a partir desse conjunto de investigações representa uma contribuição singular para os estudos informacionais destacando o caráter ativo dos sujeitos, ou usuários da informação, a importância do contexto, e a vinculação dos processos informacionais com a constituição das identidades e da própria realidade social. |
Subject: | Ciência da informação Leitura Informação - Usuários |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃO |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/65350 |
Issue Date: | 2019 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22272 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Perspectivas em Ciência da Informação |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
As perspectivas de estudos sobre os sujeitos no PPGCI_UFMG.pdf | 445.26 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.