Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/65415
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Leptospirose canina associada a lesão renal aguda: considerações sobre atraso de diagnóstico, riscos a saúde do paciente e a transmissão zoonótica – estudo de casos
Autor(es): Bruna Lemos Ribeiro
Primeiro Orientador: Rubens Antônio Carneiro
Resumo: Cães com leptospirose podem apresentar classicamente duas síndromes clínicas: a síndrome hepatonefrótica e a síndrome urêmica/nefrótica. A insuficiência renal aguda (IRA), que se instala por diferentes motivos, normalmente não é associada à leptospirose, quando não estão presentes os sinais clássicos de alteração hepática de icterícia e urina escura. Este documento apresenta os relatos de três casos de leptospirose em cães, atendidos no HV-UFMG em Belo Horizonte (MG/Brasil). Os animais apresentaram quadro de insuficiencia renal aguda (IRA) grave sem, contudo, apresentarem icterícia. Em nenhum deles, no início do atendimento, suspeitou-se de leptospirose, visto que não havia indícios desta doença. O diagnóstico só se deu em média, 18 dias após a identificação da IRA, sendo usado o método de PCR e campo escuro de urina para a identificação. Com base nesses casos observa-se que a doença pode estar sendo subdiagnosticada, ou tardiamente diagnosticada, acarretando em graves consequências para os animais e o homem.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Curso de Especialização em Residência em Medicina Veterinária I
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/65415
Data do documento: 24-Nov-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Residência Integrada em Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCR LEPTO ABNT FINAL 2.0.pdf624.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.