Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/65482
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJéssica Patrícia Silva de Sápt_BR
dc.creatorCarlos Alberto Avila Araujopt_BR
dc.date.accessioned2024-03-07T20:49:39Z-
dc.date.available2024-03-07T20:49:39Z-
dc.date.issued2020-
dc.citation.volume26pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage132pt_BR
dc.citation.epage160pt_BR
dc.identifier.doi10.19132/1808-5245261.132-160pt_BR
dc.identifier.issn18085245pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/65482-
dc.description.resumoNesse artigo são apresentados os resultados de uma investigação que buscou averiguar as práticas informacionais dos blogueiros literários no que diz respeito aos seus papéis como leitores, produtores de conteúdo e mediadores de leitura nos webrings-os círculos sociais de blogueiros -pertencentes à blogosfera literária. Por se tratar de uma pesquisa de cunho qualitativo em profundidade, a metodologia consistiu no uso da netnografia, que possibilitou uma imersão na blogosfera literária, utilizando-se a análise documental e a entrevista semi estruturada como técnicas de coleta de dados. Os resultados apontaram as práticas informacionais realizadas pelas oito blogueiras identificadas na amostra, que foram elencadas em quatro categorias: leitura, identidade, ações de informação e interação. A respeito dos papéis exercidos pelas blogueiras na blogosfera literária, identificou-se que elas atuam como leitoras e como produtoras de conteúdo, não sendo consideradas como mediadoras de leitura, apesar de incentivarem a leitura em seus blogs. A motivação de cada blogueira tanto para adentrar na blogosfera literária como para manter seu blog ativo perpassa por questões pessoais, que vão além da simples vontade de compartilhar leituras: a necessidade de trabalhar a timidez, ter voz ativa e ser ouvida por outras pessoas, poder expressar sua opinião sobre as leituras, ser um exemplo para os filhos e mantê-los próximos, escapar da solidão, a responsabilidade com as parcerias editoriais e com os leitores do blog. No que tange à formação dos webrings, constatou-se que eles são formados tanto de forma virtual como presencial, por meio dos eventos literários. Contudo, a interação entre os blogueiros literários ocorre predominantemente no meio virtual.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEm Questão-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectpráticas informacionaispt_BR
dc.subjectusuários da informaçãopt_BR
dc.subjectestudo de usuáriospt_BR
dc.subjectciência da informaçãopt_BR
dc.subject.otherCiência da informaçãopt_BR
dc.subject.otherBlogspt_BR
dc.subject.otherLeiturapt_BR
dc.subject.otherLiteraturapt_BR
dc.titlePráticas informacionais de blogueiros literáriospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/88287/54525pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Práticas informacionais de blogueiros literários.pdf902.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.