Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/65676
Type: Artigo de Periódico
Title: Oficinas educativas virtuais de nutrição para portadores de sofrimento mental no contexto da COVID-19: um relato de experiência
Other Titles: Virtual educational nutrition workshops for people with mental suffering in the context of COVID-19: an experience report
Authors: Gabriela Heloísa Bordenski
Rayane Rodrigues Pereira Carioca
Marlene Azevedo Magalhães Monteiro
Abstract: Com o contexto pandêmico, devido à COVID-19, o distanciamento social se tornou imprescindível como forma de prevenção, fazendo necessário que as ações de pesquisa e extensão se reinventassem. O trabalho em questão, tem como objetivo relatar a experiência do projeto Educação Nutricional para Portadores de Sofrimento Mental atuando em um Centro de Convivência e Cultura de Belo Horizonte - MG, durante o ano de 2020, no contexto de pandemia da COVID-19. Trata-se de um relato descritivo de experiência. Inicialmente, a abordagem se deu por meio de um material digital em formato de flyers enviados pelo aplicativo WhatsApp aos usuários do Centro de Convivência. Com a necessidade de maior aproximação com os usuários foram produzidos vídeos educativos animados também enviados pelo aplicativo WhatsApp. Durante os meses de março de 2020 a março de 2021, foram produzidos oito flyers com temáticas voltadas à prevenção e cuidado contra a COVID-19 e dezenove vídeos com temas voltados à nutrição e saúde. A interação com os usuários, mesmo que de maneira digital, permitiu a continuidade do convívio social, tão importante para a população em questão, bem como, o repasse de conhecimentos e informações verídicas relacionadas à nutrição e saúde. Contudo, não se destaca a possibilidade da retomada das oficinas presenciais, uma vez que elas permitem uma melhor comunicação e engajamento dos usuários.
Abstract: With the pandemic context, due to COVID 19, social distancing became essential as a form of prevention, making it necessary for research and extension actions to reinvent themselves. The work in question aims to report the experience of the Nutrition Education for People with Mental Distress project working at the Living and Cultural Center, during 2020, in the context of the COVID-19 pandemic. This is a descriptive experience report. Initially, the approach took place through digital material in the form of flyers sent by the WhatsApp application to users. With the need for greater proximity, animated educational videos were produced, sent to users who were interested in participating in the actions. From March 2020 to March 2021, eight flyers were produced with themes focused on prevention and care against COVID-19 and nineteen videos with themes focused on nutrition and health. The interaction with users, even if digitally, allowed the continuity of social interaction, so important for the population in question, as well as the transfer of knowledge and truthful information. However, the possibility of resuming face-to-face workshops is not highlighted, as they allow better communication and user engagement.
Subject: Educação alimentar e nutricional
Saúde mental
Centros comunitários de saúde mental
Covid-19
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM APLICADA
ENF - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i15.22858
URI: http://hdl.handle.net/1843/65676
Issue Date: 2021
metadata.dc.url.externa: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/22858
metadata.dc.relation.ispartof: Research, society and development
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.