Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/65676
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Oficinas educativas virtuais de nutrição para portadores de sofrimento mental no contexto da COVID-19: um relato de experiência |
Other Titles: | Virtual educational nutrition workshops for people with mental suffering in the context of COVID-19: an experience report |
Authors: | Gabriela Heloísa Bordenski Rayane Rodrigues Pereira Carioca Marlene Azevedo Magalhães Monteiro |
Abstract: | Com o contexto pandêmico, devido à COVID-19, o distanciamento social se tornou imprescindível como forma de prevenção, fazendo necessário que as ações de pesquisa e extensão se reinventassem. O trabalho em questão, tem como objetivo relatar a experiência do projeto Educação Nutricional para Portadores de Sofrimento Mental atuando em um Centro de Convivência e Cultura de Belo Horizonte - MG, durante o ano de 2020, no contexto de pandemia da COVID-19. Trata-se de um relato descritivo de experiência. Inicialmente, a abordagem se deu por meio de um material digital em formato de flyers enviados pelo aplicativo WhatsApp aos usuários do Centro de Convivência. Com a necessidade de maior aproximação com os usuários foram produzidos vídeos educativos animados também enviados pelo aplicativo WhatsApp. Durante os meses de março de 2020 a março de 2021, foram produzidos oito flyers com temáticas voltadas à prevenção e cuidado contra a COVID-19 e dezenove vídeos com temas voltados à nutrição e saúde. A interação com os usuários, mesmo que de maneira digital, permitiu a continuidade do convívio social, tão importante para a população em questão, bem como, o repasse de conhecimentos e informações verídicas relacionadas à nutrição e saúde. Contudo, não se destaca a possibilidade da retomada das oficinas presenciais, uma vez que elas permitem uma melhor comunicação e engajamento dos usuários. |
Abstract: | With the pandemic context, due to COVID 19, social distancing became essential as a form of prevention, making it necessary for research and extension actions to reinvent themselves. The work in question aims to report the experience of the Nutrition Education for People with Mental Distress project working at the Living and Cultural Center, during 2020, in the context of the COVID-19 pandemic. This is a descriptive experience report. Initially, the approach took place through digital material in the form of flyers sent by the WhatsApp application to users. With the need for greater proximity, animated educational videos were produced, sent to users who were interested in participating in the actions. From March 2020 to March 2021, eight flyers were produced with themes focused on prevention and care against COVID-19 and nineteen videos with themes focused on nutrition and health. The interaction with users, even if digitally, allowed the continuity of social interaction, so important for the population in question, as well as the transfer of knowledge and truthful information. However, the possibility of resuming face-to-face workshops is not highlighted, as they allow better communication and user engagement. |
Subject: | Educação alimentar e nutricional Saúde mental Centros comunitários de saúde mental Covid-19 |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM APLICADA ENF - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.33448/rsd-v10i15.22858 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/65676 |
Issue Date: | 2021 |
metadata.dc.url.externa: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/22858 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Research, society and development |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Oficinas educativas virtuais de nutrição para portadores de sofrimento mental no contexto da COVID-19_ um relato de experiência.pdf | 247.7 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.