Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/65742
Type: Artigo de Periódico
Title: Tessituras das paisagens mineiras no programa filme em Minas: desafios para o turismo cinematográfico
Other Titles: The richness of Minas Gerais landscapes in the film in Minas program: challenges for film-induced tourism
Authors: Christianne Luce Gomes
João Lucas Campos
Joyce Kimarce do Carmo Pereira
Abstract: A sinergia entre o turismo e o setor audiovisual é o foco de estudos sobre o “turismo cinematográfico”. Além dos materiais publicitários convencionais, filmes de ficção ou documentários também podem contribuir para divulgar os locais retratados. Isso se deve, sobretudo, às paisagens representadas nas telas: elas constituem um atrativo turístico que influencia a imagem do destino. Nesse contexto, este artigo objetiva compreender de que maneira as paisagens mineiras foram retratadas em filmes apoiados pelo “Programa Filme em Minas”, visando a identificar o seu potencial para estimular o turismo cinematográfico no Estado. A metodologia desta investigação qualitativa contou com pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo de dez filmes selecionados por critérios previamente estabelecidos. Os resultados evidenciaram que esses filmes difundem paisagens naturais e urbanas, incluindo áreas rurais, municípios interioranos e cidades históricas. As montanhas, um ícone de Minas Gerais, tiveram destaque em quase todos os filmes. Similarmente, Belo Horizonte foi realçada em seis produções, evidenciando tanto os pontos turísticos mais convencionais da capital mineira, como regiões periféricas da cidade, locais geralmente negligenciados pelo turismo. Concluindo, apesar das obras audiovisuais analisadas não terem compromisso com o fomento do turismo, detêm potencial para promover o turismo em Minas Gerais por meio das paisagens escolhidas, favorecendo a sinergia turismo/audiovisual.
Abstract: The synergy between tourism and the audio-visual sector has been the focus of studies on “film-induced tourism”. In addition to conventional advertising materials, fiction films or documentaries can also help publicize the locations portrayed on film. This is mainly due to the landscapes represented on the screen, as a tourist attraction that influences the destination image. This article examines how the landscapes of the Brazilian state of Minas Gerais are portrayed in films supported by the program “Programa Filme em Minas”, seeking to identify their potential for film-induced tourism in the State. The methodology of this qualitative investigation included bibliographic research and content analysis of ten films, selected according to previously established criteria. The results showed that these films disseminate natural and urban landscapes, including rural areas, small towns and historical colonial towns. The mountains, an icon of Minas Gerais, were highlighted in almost all the films. Similarly, Belo Horizonte was highlighted in six of the films, showing both the more conventional tourist spots in the capital of Minas Gerais and the peripheral regions of the city - places generally neglected by tourism. In conclusion, although the films analyzed are not committed to the promotion of tourism per se, they nevertheless have the potential to promote tourism in Minas Gerais through the lands
Subject: Lazer
Turismo - Minas Gerais
Cinema
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
IGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.14210/rtva.v23n2.p288-307
URI: http://hdl.handle.net/1843/65742
Issue Date: 2021
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/tva/a/LSc98Ztt6c7BbF4VwpYdYRM/
metadata.dc.relation.ispartof: Turismo: Visão e Ação
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