Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/65748
Type: Tese
Title: Conversas entrelaçadas: a renda é uma dádiva do eterno
Other Titles: Intertwined conversations: lace is a gift from the eternal
Authors: Helga Maria Costa Freitas Pompeu
First Advisor: Yacy Ara Froner Gonçalves
First Co-advisor: Frederico de Paula Tofani
metadata.dc.contributor.advisor-co2: Maria Manuela Gomes de Azevedo Pinto
First Referee: Carolina Ruoso
Second Referee: Leandro Benedini Brusadin
Third Referee: Rita Lages Rodrigues
Abstract: Esta pesquisa pretende dar voz às rendeiras e rendilheiras do saber-fazer artesanal têxtil. A metodologia escolhida foi a da pesquisa participante e pesquisa-ação que uniu experiências em etapas diferentes da pós-graduação. O primeiro, por meio dos contatos iniciais na pesquisa do mestrado em relação ao tema e à realidade de um grupo de rendeiras no Brasil nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Alagoas, que foram abordados na pesquisa do doutorado. O segundo momento ocorreu com ações exploratórias, com pequenas exposições dos têxteis e das histórias das rendeiras. Logo vieram outras construções com o design de um vestido com uma das rendas adquiridas que compôs a exposição “Entrelaços”, em plataformas digitais no contexto da Pandemia de Covid 19, que se completou com a publicação de um livro com as histórias dessas rendeiras. O terceiro momento se deu com a pesquisa documental sobre as rendeiras do Ceará no Brasil e a pesquisa participante feita com rendilheiras da cidade de Vila do Conde no norte de Portugal. A pesquisa-participante na cidade portuguesa permitiu conhecer e interagir com outras realidades culturais. Assim como no Brasil, a transmissão do saber-fazer para gerações mais novas se impõe como desafio em Portugal, mas, ao mesmo tempo, revela outras possibilidades de continuidade também pelo uso das tecnologias digitais e da integração da infocomunicação dos espaços de memória, como os arquivos e museus. As referências culturais foram compreendidas em seus usos contemporâneos que as localizam nas raízes que fundamentam as relações comunitárias e nas questões da economia criativa e circular. A abordagem pelo viés das heranças culturais pretende trazer ao debate a pertinência do saber-fazer e localizar a atividade artesanal sem destacá-la de seu principal fundamento que decorre ao longo das reuniões de tessitura da renda, desses rituais e das relações de dádiva. Nesse sentido, ao investigar suas condições de sustentabilidade, tanto pela capacidade de transmissão do conhecimento a partir de processos tradicionais de formação, quanto pela organização social do trabalho artesanal, o objetivo da tese é compreender com quais valores os sujeitos da artesania têxtil significam o trabalho que fazem e como esses valores vão ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Na pequena escala do tecido urbano, independente da territorialização, o que dá sentido ao lugar é a casa que acolhe a prática artesanal e as relações de vizinhança que potencializam os entrelaçamentos. Ao dar voz às rendeiras brasileiras e rendilheiras de portuguesas, compreendi que, para além do objeto renda e seu belo design, é necessário construir narrativas que considerem todos os atores da cena patrimonial, deslocando o foco do objeto para a referência cultural, no seu locus de produção e reprodução social, garantindo a sua sustentabilidade presente e futura.
Abstract: This research aims to give a voice to lacemakers and handmade lace know-how. The chosen methodology combined participatory and action research in experiences at different stages of postgraduate research. The first, through initial contacts in master's research in relation to the theme and the reality of a group of lacemakers in Brazil in the states of Minas Gerais, São Paulo and Alagoas, which were latter involved in doctoral research. The second moment occurred with exploratory actions, with intimate exhibitions showcasing the intricate textiles and personal stories of the lacemakers. Soon came other constructions with the design of adress with one of the acquired lace that made up the “Entrelaços” exhibition, on digital platforms in the context of the Covid 19 Pandemic, which was completed with the publication of a book with the stories of these lacemakers. The third moment occurred with documentary research on lacemakers from Ceará in Brazil and participatory research carried out with lacemakers from the city of Vila do Conde in northern Portugal. The Participatory research in the Portuguese city allowed us to learn about and interact with other cultural realities. Just as in Brazil, the transmission of know-how to younger generations is a challenge in Portugal, but, at the same time, it reveals other possibilities for continuity also through the use of digital technologies and the integration of infocommunication in memory spaces, such as archives and museums. Cultural references were understood in their contemporary uses that are located in the roots that underlie community relations and in issues of the creative and circular economy. The approach from the perspective of cultural heritage intends to bring to the debate the relevance of know-how and locate the artisanal activity without detaching it from its main foundation that takes place throughout the lace weaving meetings, these rituals and gift relationships. In this sense, by investigating its sustainability conditions, both through the ability to transmit knowledge from traditional training processes, and through the social organization of craft work, the objective of the thesis is to understand with what values the subjects of textile crafts mean their work and how these values corrrespond with the Sustainable Development Goals. On the small scale of the urban fabric, regardless of territorialization, what gives meaning to the place is the house that hosts artisanal practice and the neighborhood relationships that enhance the intertwining. By giving voice to Brazilian lacemakers and Portuguese lacemakers, I understood that, in addition to the lace object and its beautiful design, it is necessary to build narratives that consider all actors in the heritage scene, shifting the focus from the object to the cultural reference, in its locus of production and social reproduction, ensuring its present and future sustainability.
Subject: Patrimônio cultural
Sustentabilidade
Museus
Memória coletiva
Criatividade – Aspectos econômicos
Hospitalidade
Trabalhos em tecidos
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/65748
Issue Date: 28-Sep-2023
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POMPEU Helga_Tese Doutorado UFMG 2023 - pdfA.pdf81.1 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons