Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/65780
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorEmanuella Gomes Maiapt_BR
dc.creatorBruna Vieira de Lima Costapt_BR
dc.creatorFrancielly de Souza Coelhopt_BR
dc.creatorJulia Soares Guimarãespt_BR
dc.creatorRafaela Garcia Fortalezapt_BR
dc.creatorRafael Moreira Claropt_BR
dc.date.accessioned2024-03-13T19:38:07Z-
dc.date.available2024-03-13T19:38:07Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.volume33pt_BR
dc.citation.issue4pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/0102-311X00209115pt_BR
dc.identifier.issn1678-4464pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/65780-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze TV food advertising in Brazil based on the recommendations of the Food Guide for the Brazilian Population, 2014. Programming from the four most popular TV channels was recorded on two non-consecutive days in January 2014. The commercials were categorized in (i) foods and beverages, (ii) restaurants, and (iii) non-food services, goods, and products, with those in the first category subdivided according to recommendations in the food guide. The commercials’ categories were described by means of their frequency (and 95% confidence interval), for all the records and according to the day of the week. Of the 2,732 commercials that were identified, food and beverage advertising was the third largest category, with 10.2% of the total. In this category, ultra-processed foods accounted for 60.7% of the commercials, while fresh or minimally processed foods at around 7%. The findings run counter to the guide’s recommendations, reinforcing the importance of measures to regulate food advertising in Brazil.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo do estudo é analisar a publicidade televisiva de alimentos no Brasil com base nas recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira de 2014. A programação dos quatro canais mais populares de televisão foi gravada em janeiro de 2014, por dois dias não consecutivos. Os comerciais foram categorizados em (i) alimentos e bebidas, (ii) restaurantes e (iii) serviços, bens e produtos não alimentícios, sendo aqueles referentes à alimentação subdivididos conforme recomendações do guia. As categorias de comerciais foram descritas por meio de sua frequência (e intervalo de 95% de confiança), para o conjunto total dos registros e segundo o dia da semana. Dos 2.732 comerciais que foram identificados, a publicidade de alimentos e bebidas representou a terceira maior categoria anunciada, com 10,2%. Nessa categoria, os alimentos ultraprocessados corresponderam a 60,7% dos anúncios, e os alimentos in natura ou minimamente processados a cerca de 7%. A realidade evidenciada se opõe às recomendações do guia, reforçando a importância de ações para a regulamentação da publicidade de alimentos no Brasil.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.description.sponsorshipOutra Agênciapt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MATERNO INFANTIL E SAÚDE PÚBLICApt_BR
dc.publisher.departmentENF - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de saúde públicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPublicidade de alimentospt_BR
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.subjectDoença crônicapt_BR
dc.subject.otherPublicidade de alimentospt_BR
dc.subject.otherTelevisãopt_BR
dc.subject.otherDoença crônicapt_BR
dc.titleAnálise da publicidade televisiva de alimentos no contexto das recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileirapt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of TV food advertising in the context of recommendations by the Food Guide for the Brazilian Populationpt_BR
dc.title.alternativeAnálisis de la publicidad televisiva de alimentos en el contexto de las recomendaciones de la Guía Alimentaria para la Población Brasileñapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.scielo.br/j/csp/a/jVVs3FnFCKvpy6byHNC4QYj/abstract/?lang=pt#pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6655-0230pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9107-6662pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9690-575Xpt_BR
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