Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/65780
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Análise da publicidade televisiva de alimentos no contexto das recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira
Título(s) alternativo(s): Analysis of TV food advertising in the context of recommendations by the Food Guide for the Brazilian Population
Análisis de la publicidad televisiva de alimentos en el contexto de las recomendaciones de la Guía Alimentaria para la Población Brasileña
Autor(es): Emanuella Gomes Maia
Bruna Vieira de Lima Costa
Francielly de Souza Coelho
Julia Soares Guimarães
Rafaela Garcia Fortaleza
Rafael Moreira Claro
Resumo: O objetivo do estudo é analisar a publicidade televisiva de alimentos no Brasil com base nas recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira de 2014. A programação dos quatro canais mais populares de televisão foi gravada em janeiro de 2014, por dois dias não consecutivos. Os comerciais foram categorizados em (i) alimentos e bebidas, (ii) restaurantes e (iii) serviços, bens e produtos não alimentícios, sendo aqueles referentes à alimentação subdivididos conforme recomendações do guia. As categorias de comerciais foram descritas por meio de sua frequência (e intervalo de 95% de confiança), para o conjunto total dos registros e segundo o dia da semana. Dos 2.732 comerciais que foram identificados, a publicidade de alimentos e bebidas representou a terceira maior categoria anunciada, com 10,2%. Nessa categoria, os alimentos ultraprocessados corresponderam a 60,7% dos anúncios, e os alimentos in natura ou minimamente processados a cerca de 7%. A realidade evidenciada se opõe às recomendações do guia, reforçando a importância de ações para a regulamentação da publicidade de alimentos no Brasil.
Abstract: This study aimed to analyze TV food advertising in Brazil based on the recommendations of the Food Guide for the Brazilian Population, 2014. Programming from the four most popular TV channels was recorded on two non-consecutive days in January 2014. The commercials were categorized in (i) foods and beverages, (ii) restaurants, and (iii) non-food services, goods, and products, with those in the first category subdivided according to recommendations in the food guide. The commercials’ categories were described by means of their frequency (and 95% confidence interval), for all the records and according to the day of the week. Of the 2,732 commercials that were identified, food and beverage advertising was the third largest category, with 10.2% of the total. In this category, ultra-processed foods accounted for 60.7% of the commercials, while fresh or minimally processed foods at around 7%. The findings run counter to the guide’s recommendations, reinforcing the importance of measures to regulate food advertising in Brazil.
Assunto: Publicidade de alimentos
Televisão
Doença crônica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MATERNO INFANTIL E SAÚDE PÚBLICA
ENF - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311X00209115
URI: http://hdl.handle.net/1843/65780
Data do documento: 2017
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/csp/a/jVVs3FnFCKvpy6byHNC4QYj/abstract/?lang=pt#
metadata.dc.relation.ispartof: Cadernos de saúde pública
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