Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/65834
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Luiz Francisco Dias | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4264522545656657 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Edna Cristina Silveira | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Vic Stussi de Mello Martins | pt_BR |
dc.creator | Silvani Gonçalves da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-14T12:59:16Z | - |
dc.date.available | 2024-03-14T12:59:16Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/65834 | - |
dc.description.abstract | This article aims to analyze activities proposed by a 9th grade Portuguese language textbook, in a perspective that considers the construction of meanings in language essential in the production of knowledge. In addition, propose activities with enunciative networks, in order to corroborate the work of teachers in the classroom. The analysis of the corpus demonstrates that, in some cases, the activities are not restricted to verifying whether the student has learned the exposed content, giving voice to the enunciates so that they express opinions and personal experiences; in others, it still takes an extremely normalistic approach. The work is justified by the fact that, at least in the public school system, the textbook is the instrument that guides teachers in their pedagogical activities, whose learning evaluations are based on the activities included in them. For the theoretical foundation, we take as reference the works in semantics of the enunciation of Professor Dr. Luiz Francisco Dias. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem por objetivo analisar atividades propostas por um livro didático de Língua Portuguesa do 9º ano, numa perspectiva que considera a construção de sentidos na linguagem essencial na produção do conhecimento. Além disso, propor atividades com redes enunciativas, a fim de corroborar o trabalho de docentes em sala de aula. A análise do corpus demonstra que, em alguns casos, as atividades não se restringem a verificar se o estudante aprendeu o conteúdo exposto, dando voz aos enunciatários para que manifestem opiniões e vivências pessoais; em outros, ainda tem uma abordagem extremamente normalista. O trabalho se justifica pelo fato de, pelo menos na rede pública de ensino, o livro didático ser um dos instrumentos que norteiam os professores em suas atividades pedagógicas, cujas avaliações do aprendizado se baseiam nas atividades neles inseridas. Para a fundamentação teórica, tomamos como referência os trabalhos em semântica da enunciação do Professor Dr. Luiz Francisco Dias. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Construção do sentido | pt_BR |
dc.subject | Rede enunciativa | pt_BR |
dc.subject.other | Língua portuguesa – Estudo ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Enunciação | pt_BR |
dc.subject.other | Livros didáticos – Avaliação | pt_BR |
dc.title | Redes enunciativas e livro didático: a possibilidade de uma abordagem mais significativa em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Língua Portuguesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Redes Enunciativas e Livro Didático_a possibilidade de uma abordagem mais.pdf | Redes Enunciativas e Livro Didático: a possibilidade de uma abordagem mais significativa em sala de aula | 1.47 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.