Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/65834
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luiz Francisco Diaspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4264522545656657pt_BR
dc.contributor.referee1Edna Cristina Silveirapt_BR
dc.contributor.referee2Vic Stussi de Mello Martinspt_BR
dc.creatorSilvani Gonçalves da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-14T12:59:16Z-
dc.date.available2024-03-14T12:59:16Z-
dc.date.issued2021-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/65834-
dc.description.abstractThis article aims to analyze activities proposed by a 9th grade Portuguese language textbook, in a perspective that considers the construction of meanings in language essential in the production of knowledge. In addition, propose activities with enunciative networks, in order to corroborate the work of teachers in the classroom. The analysis of the corpus demonstrates that, in some cases, the activities are not restricted to verifying whether the student has learned the exposed content, giving voice to the enunciates so that they express opinions and personal experiences; in others, it still takes an extremely normalistic approach. The work is justified by the fact that, at least in the public school system, the textbook is the instrument that guides teachers in their pedagogical activities, whose learning evaluations are based on the activities included in them. For the theoretical foundation, we take as reference the works in semantics of the enunciation of Professor Dr. Luiz Francisco Dias.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem por objetivo analisar atividades propostas por um livro didático de Língua Portuguesa do 9º ano, numa perspectiva que considera a construção de sentidos na linguagem essencial na produção do conhecimento. Além disso, propor atividades com redes enunciativas, a fim de corroborar o trabalho de docentes em sala de aula. A análise do corpus demonstra que, em alguns casos, as atividades não se restringem a verificar se o estudante aprendeu o conteúdo exposto, dando voz aos enunciatários para que manifestem opiniões e vivências pessoais; em outros, ainda tem uma abordagem extremamente normalista. O trabalho se justifica pelo fato de, pelo menos na rede pública de ensino, o livro didático ser um dos instrumentos que norteiam os professores em suas atividades pedagógicas, cujas avaliações do aprendizado se baseiam nas atividades neles inseridas. Para a fundamentação teórica, tomamos como referência os trabalhos em semântica da enunciação do Professor Dr. Luiz Francisco Dias.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectConstrução do sentidopt_BR
dc.subjectRede enunciativapt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Estudo ensinopt_BR
dc.subject.otherEnunciaçãopt_BR
dc.subject.otherLivros didáticos – Avaliaçãopt_BR
dc.titleRedes enunciativas e livro didático: a possibilidade de uma abordagem mais significativa em sala de aulapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Redes Enunciativas e Livro Didático_a possibilidade de uma abordagem mais.pdfRedes Enunciativas e Livro Didático: a possibilidade de uma abordagem mais significativa em sala de aula1.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.