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dc.creatorLanade Abreu Batista Silvapt_BR
dc.creatorJúlio Orestes da Silvapt_BR
dc.creatorRosimeire Pimentel Gonzagapt_BR
dc.creatorLara Cristina Francisco de Almeida Fehrpt_BR
dc.date.accessioned2024-03-14T13:00:05Z-
dc.date.available2024-03-14T13:00:05Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.volume12pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage147pt_BR
dc.citation.epage164pt_BR
dc.identifier.doi10.14392/ASAA.2019120208pt_BR
dc.identifier.issn19838611pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/65835-
dc.description.abstractThis research has the objective of verify the influence of the Total Cost of Ownership (TCO) on the consumers decision to purchase a car. An experiment was developed estimating the TCO of four vehicles with an estimated useful life of five years. The final research sample had 330 students, separated in two groups: the control group (without TCO information) and the experimental group (with TCO information). Multinomial logistic regression was used for the analysis. The results showed that the individual who has the TCO information tends to take a distinct decision of the one who do not have. In the control group, it was identified that the preponderant element to the consumer choice is the cost/ benefit attributed by him to the car, which is specific for each individual who takes the decision. It is possible to verify that when the individual has the TCO information, he tends to choose the option with a lower final value. However attributes such as trust in the brand are able to influence the consumer to remain in options that have higher total cost. It is hoped that the results contribute to the practice by highlighting the factors that affect the decision of consumer purchases, generating information for the management of production and costs of producing companies, as well as in a broader perspective, covering the value chain. The intention is to contribute also to the literature, increasing the knowledge about the TCO, when evidencing the influence of the information of the TCO in the decision of purchase of automobiles.pt_BR
dc.description.resumoResumo: O objetivo desta pesquisa foi verificar a influência da informação de Custo Total de Propriedade (TCO) na decisão de aquisição de automóveis pelos consumidores. Para o desenvolvimento do trabalho foi construído um experimento no qual estimou-se o TCO de quatro veículos para uma vida útil estimada em cinco anos. A amostra final contou com 330 estudantes, formando dois grupos: o de controle (sem a informação de TCO) e o experimental (com a informação de TCO). Para a análise, utilizou-se a regressão logística multinomial. Os resultados evidenciaram que o indivíduo que tem a informação de TCO tende a fazer uma escolha distinta do que não tem. No grupo de controle, identificou-se que o consumidor coloca como elemento preponderante para escolha, o custo/benefício atribuído por ele ao automóvel, o que é específico para cada indivíduo que realiza a decisão. Conclui-se que, quando o indivíduo possui a informação de TCO, tende a escolher a opção de menor valor final. Porém atributos como confiança na marca são capazes de influenciar o consumidor a manter-se em opções que apresentam custo total mais elevados. Espera-se que os resultados contribuam com a prática ao evidenciar os fatores que afetam a decisão de compras de consumidores, gerando informações para gestão da produção e de custos das empresas produtoras, assim como em uma perspectiva mais ampla, abrangendo a cadeia de valor. Pretende-se contribuir também com a literatura, ampliando o conhecimento acerca do TCO, ao evidenciar a influência da informação do TCO na decisão de compra de automóveis.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofAdvances in Scientific and Applied Accountingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCusto total de propriedadept_BR
dc.subjectDecisão de compra do consumidorpt_BR
dc.subjectAutomóveispt_BR
dc.subjectExperimentopt_BR
dc.subject.otherAdministração de empresaspt_BR
dc.titleRelevância da informação de custo total para a tomada de decisãopt_BR
dc.title.alternativeThe relevance of total cost information to decision makingpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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