Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/65848
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dc.contributor.advisor1Ronaldo Corrêa Gomes Júniorpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6357439967840461pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Junot de Oliveira Maiapt_BR
dc.contributor.advisor-co2http://lattes.cnpq.br/9606848154032239pt_BR
dc.contributor.referee1Luciana de Oliveira Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Marina Morena dos Santos e Silvapt_BR
dc.creatorLuiz Flávio Chinelatopt_BR
dc.date.accessioned2024-03-14T14:58:45Z-
dc.date.available2024-03-14T14:58:45Z-
dc.date.issued2024-02-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/65848-
dc.description.abstractTechnologies serve as support to expand the possibilities and horizons of education, acting as a facilitator for knowledge. When a teacher instructs their students to present an academic project in audiovisual format, their focus is on the content that will be covered. However, the use of digital technological resources in the classroom as pedagogical tools can be a barrier for educators. The focus of this pedagogical proposal is on the conversion and adaptation of school content into audiovisual language through pathways that guide the necessary operational activities in the audiovisual production process, to be worked on by groups of students and teachers. Producing a video lesson may seem simple, but there are aspects that must be considered to achieve better results. Simply turning on the camera and giving a lecture is not enough to ensure quality. While content is crucial and must be considered, the presentation format is also a factor that influences the learning process. In order to spark interest in audiovisual production for education, presenting its historical process and thereby encouraging research on didactic resources and the incorporation of these tools into school practice, this proposal seeks to answer the guiding question: "How can video lessons enhance teaching and learning activities?" With this project, it is expected that teachers can provide their students with a generic guide to help them create educational videos. The didactic proposal that this work will present aims to show the steps to be followed for the success of the activity. Therefore, it is necessary to consider elements of the audiovisual product, such as task division among group members, transcription of pedagogical content into audiovisual language, planning of scriptwriting, production, recording, and editing activities, in addition to the technical considerations required for the publication and distribution of the finished product.pt_BR
dc.description.resumoAs tecnologias servem como suporte para ampliar as possibilidades e os horizontes da educação, sendo um instrumento facilitador para o conhecimento. Quando o professor determina aos seus alunos que um trabalho acadêmico seja apresentado em formato audiovisual, ele está focado no conteúdo que será abordado. No entanto, a utilização dos recursos tecnológicos digitais em sala de aula como ferramentas pedagógicas pode ser uma barreira para educadores. O foco dessa proposta pedagógica está na conversão e adaptação dos conteúdos escolares para a linguagem audiovisual por meio de caminhos que norteiam as atividades necessárias de operacionalização no processo de produção audiovisual para ser trabalhada em grupo de alunos e professores. A produção de uma videoaula pode ser algo simples de ser executado, porém, existem aspectos que devem ser considerados para se ter um melhor resultado. Ligar a câmera e dar uma aula não é o bastante para se ter qualidade. O conteúdo é importante e deve ser considerado, mas a forma de apresentação também é um fator que influencia no processo de aprendizagem. No sentido de despertar o interesse da produção audiovisual para a educação, apresentando seu processo histórico e, assim, estimulando a investigação a respeito de recursos didáticos e a incorporação dessas ferramentas na prática escolar, a presente proposta busca responder à seguinte questão norteadora: “Como as videoaulas podem potencializar atividades de ensino e aprendizagem?”. Com este projeto, espera-se que o professor possa apresentar aos seus alunos um guia genérico capaz de orientar como elaborar um vídeo educacional. A proposta didática que este trabalho irá apresentar tem o objetivo de mostrar os passos a serem seguidos para o sucesso da atividade. Portanto, é preciso pensar nos elementos integrantes do produto audiovisual, tais como a divisão de tarefas entre os integrantes do grupo, a transcrição do conteúdo pedagógico para a linguagem audiovisual, o planejamento das atividades de roteirização, produção, gravação e edição, além dos cuidados técnicos necessários para publicação e distribuição do produto finalizado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectaudiovisualpt_BR
dc.subjecttecnologiapt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subject.otherLinguagem – Estudo ensinopt_BR
dc.titleAudiovisual para apresentação de trabalhos escolares: como as videoaulas podem potencializar as atividades de ensino e aprendizagem?pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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