Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/65895
Type: Tese
Title: Estudos de usuários no sistema de informação museal: uma proposta para a adequação da oferta informacional em museus à luz de usuários invisibilizados
Other Titles: User studies in museum information systems: a proposal for adapting informational offerings in museums in light of invisible users
Authors: Larissa Fernandes Dutra
First Advisor: Frederico Cesar Mafra Pereira
First Referee: Cátia Rodrigues Barbosa
Second Referee: Diomira Maria Cicci Pinto Faria
Third Referee: Oswaldo Francisco de Almeida Junior
metadata.dc.contributor.referee4: Ednaldo Soares
metadata.dc.contributor.referee5: Ricardo Rodrigues Barbosa
Livia Mascarenhas de Paula Cunha
Abstract: Os museus, configurando-se como instituições que trabalham diretamente com a organização e divulgação de informações especializadas produzidas a partir de seus artefatos, vêm sendo comumente discutidos no âmbito da Ciência da Informação, como sistemas informacionais. Seu visitante, assim, ao adentrar as suas galerias, possui um comportamento de necessidade, busca e uso de informação relacionado tanto as obras expostas, quanto aos serviços infraestruturais ofertados por estes ambientes. Observa-se através da literatura contemplada por este estudo, todavia, que esta oferta informativa não vem atendendo a todas as diferentes camadas de audiência desses recintos, excluindo-se um determinado núcleo, denominado aqui, “invisibilizado”. Nossa amostra investigativa, portanto, configura-se em indivíduos que não se encontram, estatisticamente, na parte dos visitantes corriqueiros que permeiam a essas instituições, estando, por uma condição de exclusão histórica (existente até os dias atuais), desafiliados aos objetos de cultura desses espaços, concebendo-se em uma classe não devidamente representada e apropriada pelos formatos informacionais, narrativas e temáticas existentes em museus. Considerando-se tal contexto, objetivou-se com esta tese, investigar o comportamento informacional desses sujeitos invisibilizados no sistema de informação museal, com base nos Estudos de Usuários da Ciência da Informação, almejando, a partir de uma adequação da informação nestes ambientes, corroborar o engajamento deste visitante em particular. Para tanto, a pesquisa pautou-se em quatro momentos principais, sendo: i) a composição do seu arcabouço teórico, que se destinou, tanto a estudar a origem e evolução do sistema de informação museal quanto, a recuperar e descrever modelos relacionados ao comportamento informacional dos Estudos de Usuários que pudessem ser correlacionáveis ao universo do museu; ii) a aplicação de entrevista semiestruturada e questionário survey com usuários invisibilizados, almejando compreender sua percepção sobre o fenômeno da informação nesses ambientes; iii) a discussão dos resultados obtidos com especialistas das áreas da Museologia, Ciência da Informação e afins, a título de se reforçar as proposições adquiridas com a inquirição deste público e acrescentar novos pontos de vista e iv) no compartilhamento dos resultados com gestores de instituições museais, discutindo-se ações que pudessem vir a aprimorar a oferta informacional destes espaços a este público em específico. Para diagnóstico dos produtos logrados, softwares de exame de corpos textuais - como o iFeel, NVivo e Iramuteq - foram utilizados. Como parte dos resultados da tese, foram levantadas 37 barreiras, responsáveis por afastar o público invisibilizado do sistema de informação museal, tendo-se como exemplo: i) o uso excessivo de jargões e linguagem complexa desses espaços; ii) a oferta informacional incompatível com todos os seus diferentes usuários e seus níveis de recepção cultural; iii) aos textos sintetizados que resultam em uma dificuldade de compreensão das coleções; iv) a uma desatualização das informações disseminadas; v) a informação não acessível para portadores de necessidades especiais; vi) a falta de aparatos informacionais como etiquetas e legendas, etc. As conclusões deste estudo, ratificam que o sistema de informação museal vêm concebendo o seu usuário invisibilizado através de ações instintivas e rasas (quando existentes), insuficientes para lidar com os verdadeiros anseios e necessidades informacionais desta audiência. Portanto, o produto final deste estudo consiste em uma de suas maiores contribuições, pois apresenta possíveis adequações que possam vir a ser implementadas nos espaços museais, no sentido de auxiliar o seu usuário invisibilizado – em termos informacionais - corroborando, quem sabe, o seu engajamento.
Abstract: Museums, which position themselves as institutions primarily engaged in the organization and dissemination of specialized information derived from their collections, have been extensively discussed in the context of Information Science as informational systems. When visitors enter museum galleries, they exhibit behaviors related to the need, search, and utilization of information. This information encompasses both the displayed artworks and the various infrastructure services offered within these spaces. However, our literature review reveals that the provision of information has not adequately catered to all segments of the museum-going audience, particularly a distinct group referred to here as the "invisible" audience. This group is defined as individuals who, due to historical exclusion that persists to this day, are disconnected from the cultural artifacts housed within these institutions. They perceive themselves as not being properly represented or engaged by the informational, narrative, and thematic formats found in museums. Given this context, the objective of this thesis was to investigate the information-seeking behavior of these "invisible" individuals within the museum information system. This research is based on User Studies in Information Science, with the goal of enhancing the engagement of this specific audience through improvements in the informational offerings of these environments. The study consisted of four main components: i) A theoretical framework was developed to examine the evolution of museum information systems and to identify models related to User Studies that could be applied to the museum context. ii) Semi-structured interviews and survey questionnaires were conducted with "invisible" users to understand their perspectives on the phenomenon of information within museums. iii) Results were discussed with specialists in Museology, Information Science, and related fields to validate the findings and gain additional insights. iv) The results were shared with museum institution managers, leading to discussions on actions that could enhance the information provided to this specific audience. Textual analysis software, such as iFeel, NVivo, and Iramuteq, was employed to assess the outcomes of the study. The findings revealed 37 barriers preventing the "invisible" public from engaging with the museum information system. Examples of these barriers include the excessive use of jargon and complex language, an inadequate range of information suitable for various cultural backgrounds, unclear and concise descriptions of collections, outdated information, and insufficient accessibility for individuals with special needs. In conclusion, the study underscores that the museum information system has inadequately addressed the "invisible" audience, resulting in actions that are often superficial and instinctive, falling short of fulfilling the genuine desires and informational needs of this audience. As one of its significant contributions, this study presents potential adaptations that can be implemented within museum spaces to better engage the "invisible" audience, particularly in an informational context.
Subject: Ciência da informação
Museus
Comportamento informacional
Serviços de informação - Estudo de usuários
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/65895
Issue Date: 22-Aug-2023
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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