Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/65952
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDaniervelin Renata Marques Pereirapt_BR
dc.creatorDanilo Rodrigues Césarpt_BR
dc.creatorAna Cristina Fricke Mattept_BR
dc.date.accessioned2024-03-15T22:38:42Z-
dc.date.available2024-03-15T22:38:42Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.issue5pt_BR
dc.citation.spage4561pt_BR
dc.citation.epage4580pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1285/i9788883051272p4561pt_BR
dc.identifier.issn9788883051272pt_BR
dc.identifier.sici1pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/65952-
dc.description.resumoO projeto "Recursos Educacionais Abertos para Leitura e Produção de Textos nas Licenciaturas" (REALPTL), financiado pelo CNPq, propõe o estudo e criação de recursos educacionais abertos (REA) voltados ao letramento de licenciandos. A partir dos pressupostos da Cultura Livre, o projeto busca criar e compartilhar diferentes recursos didáticos digitais, além de permitir que docentes divulguem seus cursos e materiais no ambiente digital a ser criado. O foco desse projeto é o desenvolvimento de habilidades e competências em leitura e produção de textos em diferentes práticas sociais, contribuindo para o processo de letramento dos futuros professores e, assim, propiciar melhoria na qualidade de suas iniciativas nas escolas da educação básica. Essa proposta se justifica pela pouca quantidade de REA para o ensino-aprendizagem de leitura e escrita de textos destinados a estudantes de ensino superior. Por isso, estabeleceu-se como etapa inicial a pesquisa de recursos educacionais criados em outros projetos para, por meio de análise, chegarmos a um perfil dos recursos atualmente disponíveis. Dessa forma, poderemos criar um ambiente fundamentado para o compartilhamento online de REA. No percurso desse projeto, iniciado em 2014, utilizase como base teórica a Linguística Aplicada, estudos sobre Letramentos e estudiosos que pregam e orientam sobre a Educação como prática da liberdade. Alguns resultados da primeira fase do projeto vêm da pesquisa de dois REA existentes: sites ELO e Redigir, por meio de algumas categorias definidas para a análise. Além disso, será apresentada, sucintamente, a proposta do ambiente REALPTL como planejado até o momento.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofSimpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectPortuguêspt_BR
dc.subjectCultura livrept_BR
dc.subjectLinguagem e Tecnologiapt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherEstudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleRecursos educacionais abertos para leitura e produção de textos nas licenciaturaspt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3286-7066pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6640-1136pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1861-3609pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Recursos educacionais abertos para leitura e produção de textos nas licenciaturas.pdf871.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.