Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/65961
Type: Monografia (especialização)
Title: Proposta didática sobre os verbos haver e fazer
Authors: Flaviana Vieira Inácio Santiago
First Advisor: Lorenzo Teixeira Vitral
Abstract: Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre os verbos impessoais haver e fazer com o objetivo de propor uma sequência didática para auxiliar os docentes no ensino desses verbos. Verbos são palavras que usamos na fala e na escrita, podendo ser pessoais ou impessoais. Pessoais são aqueles em que há concordância de número com o sujeito. Os impessoais não apresentam sujeito, devendo ser conjugados na 3ª pessoa do singular e no infinitivo. Haver e fazer são verbos impessoais, o verbo fazer quando indicar tempo decorrido e tempo meteorológico assim como o verbo haver se for sinônimo de existir ou ocorrer e quando indicar tempo decorrido, devem ser conjugados na 3ª pessoa do singular e no infinitivo. Ao conjugar esses verbos os estudantes cometem erros de concordância por não conseguirem identificar a impessoalidade, assim efetuam a concordância desses verbos com seus complementos, uma vez que, por serem impessoais, devem ser conjugados na 3ª pessoa do singular. Ao analisar os documentos norteadores, gramáticos e livros didáticos, a pesquisa apontou que os documentos norteadores não tratam especificamente dos verbos haver e fazer, mas do ensino dos verbos de maneira geral. Os gramáticos apresentam os aspectos semânticos e sintáticos que regem a utilização dos verbos haver e fazer e os livros didáticos apresentam aspectos conceituais e exercícios sobre esses verbos. Por fim o trabalho propõe uma sequência didática com o objetivo de auxiliar no ensino desses verbos.
Abstract: This work presents a bibliographical review on the impersonal verbs to exist and to do with the aim of proposing a didactic sequence to assist teachers in teaching these verbs. Verbs are words that we use in speech and writing, and they can be personal or impersonal. Personal are those in which there is agreement in number with the subject. Impersonals do not have a subject and must conjugated be in the third person singular and infinitive. To have and to do are impersonal verbs, the verb to do when indicating elapsed time and meteorological time as well as the verb to have if it is synonymous with existing or occurring and when indicating elapsed time, must be conjugated in the 3rd person singular and infinitive. When conjugating these verbs, students make agreement errors because they are unable to identify impersonality, so they agree on these verbs with their complements, since, as they are impersonal, they must conjugated be in the third person singular. When analyzing the guiding documents, grammars and textbooks, the research showed that the guiding documents do not specifically deal with the verbs to have and to do, but to teach verbs in general. Grammarians present the semantic and syntactic aspects that govern the use of the verbs to have and to do and textbooks present conceptual aspects and exercises on these verbs. Finally, the work proposes a didactic sequence with the aim of assisting in teaching these verbs.
Subject: Língua portuguesa – Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/65961
Issue Date: 23-Nov-2023
Appears in Collections:Especialização em Gramática e Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Proposta Didática Sobre os Verbos Haver e Fazer.pdf3.67 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons