Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/66000
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJulia S. Guimarãespt_BR
dc.creatorLaís A. Maispt_BR
dc.creatorFernanda H. M. Leitept_BR
dc.creatorPaula M. Hortapt_BR
dc.creatorMarina O. Santanapt_BR
dc.creatorAna P. B. Martinspt_BR
dc.creatorRafael Moreira Claropt_BR
dc.date.accessioned2024-03-18T20:00:54Z-
dc.date.available2024-03-18T20:00:54Z-
dc.date.issued2021-
dc.citation.volume37pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1093/heapro/daab025pt_BR
dc.identifier.issn1460-2245pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/66000-
dc.description.abstractNo Brasil, quaisquer estratégias publicitárias que aproveitem o julgamento da criança ou induzam os consumidores a fazer escolhas prejudiciais à saúde são consideradas abusivas. No entanto, a eficácia das restrições à sua utilização na publicidade televisiva de alimentos permanece pouco compreendida. Este estudo analisou a extensão e a natureza das técnicas abusivas de acordo com as regulamentações nacionais e os padrões de utilização em anúncios relacionados com alimentos. O estudo transversal registrou a programação dos três canais de TV mais populares (6h-12h), durante oito dias não consecutivos, em abril de 2018. A coleta de dados foi baseada no protocolo INFORMAS e em duas regulamentações nacionais. Foram utilizadas análises descritivas para descrever os tipos de anúncios de alimentos e técnicas abusivas utilizadas em anúncios de produtos ultraprocessados ​​(UPP). A análise de componentes principais foi aplicada para identificar padrões de técnicas de marketing abusivas e relacioná-las a grupos alimentares específicos. Mais de 90% dos anúncios de alimentos incluíam pelo menos uma UPP. No geral, 10,1% dos anúncios da UPP foram direcionados a crianças e 57,7% utilizaram algum tipo de técnica abusiva direcionada a crianças e adolescentes. A maioria dos anúncios continha mensagens induzindo escolhas prejudiciais à saúde, não apresentava informações adequadas e claras sobre o produto e continha mais de um tipo de técnica abusiva. Quatro em cada cinco padrões de uso de técnicas abusivas em anúncios de UPP foram direcionados especificamente a crianças, e as refeições fast-food foram associadas a três em cada cinco padrões. A elevada abusividade da publicidade alimentar nos anúncios das UPP deve ser considerada uma preocupação de saúde pública, dado o seu impacto nas escolhas alimentares e na saúde das crianças.pt_BR
dc.description.resumoIn Brazil, any advertising strategies that take advantage of the child’s judgment or induce consumers to make harmful health choices are considered abusive. However, the efficacy of restrictions on their use on television (TV) food advertising remains poorly understood. This study analysed the extent and nature of abusive techniques according to national regulations and patterns in their use in food-related ads. Cross-sectional studyrecorded the programming of the three most popular TV channels (6 am–12 am), during eight non-consecutive days, in April 2018. Data collection was based on the INFORMAS protocol and two national regulations. Descriptive analyses were used to describe the types of food ads and abusive techniques used in ultra-processed products (UPP) ads. Principal component analysis was applied to identify patterns of abusive marketing techniques and to relate them to specific food groups. More than 90% of food ads included at least one UPP. Overall, 10.1% of UPP ads targeted children and 57.7% used some kind of abusive technique directed to children and adolescents. Most ads contained messages inducing harmful health choices did not present adequate and clear information about the product and contained more than one type of abusive technique. Four out of five patterns in the use of abusive techniques in UPP ads were specifically directed to children, and fast-food meals were associated with three out of five patterns. The high abusiveness of food advertising in UPP ads should be considered a public health concern given their impact on children’s food choices and health.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENF - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofHealth promotion internationalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFoodpt_BR
dc.subjectAdvertisingpt_BR
dc.subjectTelevisionpt_BR
dc.subjectNon communicable diseasespt_BR
dc.subject.otherAlimentospt_BR
dc.subject.otherPropaganda pela televisãopt_BR
dc.subject.otherDoenças não transmissíveispt_BR
dc.titleAbusive advertising of food and drink products on Brazilian televisionpt_BR
dc.title.alternativePublicidade abusiva de alimentos e bebidas na televisão brasileirapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://academic.oup.com/heapro/article/37/2/daab025/6323908pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9107-6662pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1848-6470pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9690-575Xpt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Abusive advertising of food and drink products on Brazilian television.pdf151.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.