Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/66051
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJéssica Moreira da Silvapt_BR
dc.creatorJuliana de Paula Matos Souzapt_BR
dc.creatorMichele Bittencourt Rodriguespt_BR
dc.creatorLaís Amaral Maispt_BR
dc.creatorRafael Moreira Claropt_BR
dc.creatorPaula Martins Hortapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-19T14:26:08Z-
dc.date.available2024-03-19T14:26:08Z-
dc.date.issued2021-
dc.citation.volume25pt_BR
dc.citation.issue8pt_BR
dc.citation.spage2246pt_BR
dc.citation.epage2253pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1017/S1368980021004973pt_BR
dc.identifier.issn1475-2727pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/66051-
dc.description.abstractObjetivo: Investigar os padrões publicitários nas postagens de uma rede de fast-food do Brasil em três plataformas de mídia social em 2019. Desenho: Estudo exploratório transversal. Ambiente: Estratégias publicitárias nas postagens de uma grande rede de fast-food em suas contas oficiais do Facebook, Instagram e YouTube. As estratégias foram investigadas de acordo com o protocolo INFORMAS para monitoramento da promoção alimentar. A análise de componentes principais (PCA) foi empregada para identificar padrões de publicidade em cada plataforma. Participantes: 305 anúncios Resultados: Foram identificados quatro padrões de publicidade na PCA do Facebook e do Instagram. Em ambas as plataformas, os componentes infantis e de exaltação do produto foram semelhantes. No Facebook foi identificado um padrão correspondente ao apelo econômico como preço e desconto, enquanto no Instagram esse padrão também incluiu uma abordagem prática. No Facebook, o quarto componente foi denominado celebridade, enquanto no Instagram foi celebridade/inovação, já que nesta segunda rede social o componente também incluiu a variável ‘desenvolvimento de nova marca’. No YouTube, foram identificados três padrões de publicidade no PCA. Assim como nas demais plataformas, o primeiro e o segundo padrões eram chamados de crianças e preço e desconto, e o terceiro componente referia-se tanto a celebridades quanto a datas comemorativas. Conclusões: Os padrões publicitários da rede de fast-food em três plataformas de redes sociais eram comumente direcionados ao público infantil e abordavam preço, descontos e o universo das celebridades. Os achados deste estudo corroboram outros dados da literatura a respeito da publicidade de alimentos não saudáveis ​​nas redes sociais. Este estudo discute a urgência de regulamentar o conteúdo publicitário de alimentos neste meio.pt_BR
dc.description.resumoObjective: To investigate the advertising patterns on the posts of a fast-food chain in Brazil on three social media platforms in 2019. Design: An exploratory cross-sectional study. Setting: Advertising strategies on the posts of a major fast-food chain on their official Facebook, Instagram and YouTube accounts. The strategies were investigated according to the INFORMAS protocol for food promotion monitoring. Principal component analysis (PCA) was employed to identify advertising patterns in each platform. Participants: 305 advertisements Results: Four advertising patterns were identified in the PCA of Facebook and Instagram. In both platforms, the components for kids and product exaltation were similar. On Facebook, a pattern corresponding to economic appeal was identified as price and discount, while on Instagram, this pattern also included a practical approach. On Facebook, the fourth component was named celebrity, while on Instagram it was celebrity/innovation since on this second social media the component also included the ‘new brand development’ variable. On YouTube, three advertising patterns were identified in PCA. Similar to the other platforms, the first and the second patterns were called for kids and price and discount, and the third component referred to both celebrity and commemorative dates. Conclusions: The advertising patterns of the fast-food chain on three social media platforms were commonly directed to children and addressed price, discounts and the celebrities’ universe. The findings of this study corroborate other data in the literature regarding unhealthy food advertising on social media. This study discusses the urgency of regulating food advertising content on this medium.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENF - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofPublic health nutritionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFood advertisingpt_BR
dc.subjectSocial mediapt_BR
dc.subjectUltra-processed foodpt_BR
dc.subjectFast foodpt_BR
dc.subject.otherPublicidade de alimentospt_BR
dc.subject.otherMídias sociaispt_BR
dc.subject.otherAlimento processadopt_BR
dc.subject.otherFast foodspt_BR
dc.titleAdvertising patterns of a fast-food chain on social media in Brazilpt_BR
dc.title.alternativePadrões publicitários de uma rede de fast-food nas redes sociais no Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.cambridge.org/core/journals/public-health-nutrition/article/advertising-patterns-of-a-fastfood-chain-on-social-media-in-brazil/AFD8235DF30EE0BB3AC7DF13233D3603pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1424-8344pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7869-9665pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9690-575Xpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1848-6470pt_BR
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Advertising patterns of a fast-food chain on social media in Brazil.pdf196.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.