Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/66051
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Advertising patterns of a fast-food chain on social media in Brazil
Título(s) alternativo(s): Padrões publicitários de uma rede de fast-food nas redes sociais no Brasil
Autor(es): Jéssica Moreira da Silva
Juliana de Paula Matos Souza
Michele Bittencourt Rodrigues
Laís Amaral Mais
Rafael Moreira Claro
Paula Martins Horta
Resumo: Objective: To investigate the advertising patterns on the posts of a fast-food chain in Brazil on three social media platforms in 2019. Design: An exploratory cross-sectional study. Setting: Advertising strategies on the posts of a major fast-food chain on their official Facebook, Instagram and YouTube accounts. The strategies were investigated according to the INFORMAS protocol for food promotion monitoring. Principal component analysis (PCA) was employed to identify advertising patterns in each platform. Participants: 305 advertisements Results: Four advertising patterns were identified in the PCA of Facebook and Instagram. In both platforms, the components for kids and product exaltation were similar. On Facebook, a pattern corresponding to economic appeal was identified as price and discount, while on Instagram, this pattern also included a practical approach. On Facebook, the fourth component was named celebrity, while on Instagram it was celebrity/innovation since on this second social media the component also included the ‘new brand development’ variable. On YouTube, three advertising patterns were identified in PCA. Similar to the other platforms, the first and the second patterns were called for kids and price and discount, and the third component referred to both celebrity and commemorative dates. Conclusions: The advertising patterns of the fast-food chain on three social media platforms were commonly directed to children and addressed price, discounts and the celebrities’ universe. The findings of this study corroborate other data in the literature regarding unhealthy food advertising on social media. This study discusses the urgency of regulating food advertising content on this medium.
Abstract: Objetivo: Investigar os padrões publicitários nas postagens de uma rede de fast-food do Brasil em três plataformas de mídia social em 2019. Desenho: Estudo exploratório transversal. Ambiente: Estratégias publicitárias nas postagens de uma grande rede de fast-food em suas contas oficiais do Facebook, Instagram e YouTube. As estratégias foram investigadas de acordo com o protocolo INFORMAS para monitoramento da promoção alimentar. A análise de componentes principais (PCA) foi empregada para identificar padrões de publicidade em cada plataforma. Participantes: 305 anúncios Resultados: Foram identificados quatro padrões de publicidade na PCA do Facebook e do Instagram. Em ambas as plataformas, os componentes infantis e de exaltação do produto foram semelhantes. No Facebook foi identificado um padrão correspondente ao apelo econômico como preço e desconto, enquanto no Instagram esse padrão também incluiu uma abordagem prática. No Facebook, o quarto componente foi denominado celebridade, enquanto no Instagram foi celebridade/inovação, já que nesta segunda rede social o componente também incluiu a variável ‘desenvolvimento de nova marca’. No YouTube, foram identificados três padrões de publicidade no PCA. Assim como nas demais plataformas, o primeiro e o segundo padrões eram chamados de crianças e preço e desconto, e o terceiro componente referia-se tanto a celebridades quanto a datas comemorativas. Conclusões: Os padrões publicitários da rede de fast-food em três plataformas de redes sociais eram comumente direcionados ao público infantil e abordavam preço, descontos e o universo das celebridades. Os achados deste estudo corroboram outros dados da literatura a respeito da publicidade de alimentos não saudáveis ​​nas redes sociais. Este estudo discute a urgência de regulamentar o conteúdo publicitário de alimentos neste meio.
Assunto: Publicidade de alimentos
Mídias sociais
Alimento processado
Fast foods
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENF - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1017/S1368980021004973
URI: http://hdl.handle.net/1843/66051
Data do documento: 2021
metadata.dc.url.externa: https://www.cambridge.org/core/journals/public-health-nutrition/article/advertising-patterns-of-a-fastfood-chain-on-social-media-in-brazil/AFD8235DF30EE0BB3AC7DF13233D3603
metadata.dc.relation.ispartof: Public health nutrition
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