Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/66118
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Panorama virtual dos hostels belo-horizontinos no contexto da pandemia de covid-19
Título(s) alternativo(s): Virtual overview of the hostels belo-horizontinos in front of covid-19 pandemic
Autor(es): Joyce Kimarce do Carmo Pereira
Christianne Luce Gomes
Resumo: O presente trabalho se propôs a investigar o ambiente virtual de hostels sediados no município de Belo Horizonte (MG), localizado na região sudeste brasileira, durante o contexto da pandemia de COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus denominado de SARS-CoV-2. Neste sentido, buscou-se diagnosticar a situação vigente em tais meios de hospedagem diante da imposição de medidas preventivas como a suspensão das atividades comerciais. Assim, foram coletados dados com vistas a identificar a presença e atuação dos hostels na web, bem como averiguar a existência de iniciativas por parte dos empreendimentos para lidar com o cenário atual. A pesquisa caracteriza-se como descritiva-exploratória, cuja abordagem do tratamento dos dados coletados foi qualitativa. O estudo contou com o recurso netnográfico para a coleta e análise de dados. Os resultados demonstraram que, se por um lado alguns espaços encerraram as atividades em função da pandemia, por outro, a maior parte destes meios de hospedagem (13) buscaram alternativas para lidar com a situação imposta pelas autoridades diante da pandemia. O Instagram mostrou-se como o principal ambiente utilizado pelos gestores para manter a divulgação de seus empreendimentos, evidenciando a condição situacional do espaço bem como, as medidas sanitárias adotadas. Constatou-se, ainda, que a situação atual pode converter-se em oportunidade para se engajar e inspirar a audiência, além do potencial para fortalecer a reputação de cada hostel por meio da presença web.
Abstract: This study aimed to investigate the virtual environment of hostels based in the city of Belo Horizonte (MG), located in the southeastern region of Brazil, during the context of the pandemic of COVID-19, a disease caused by the new coronavirus called SARS-CoV-2 . In this sense, an attempt was made to diagnose the current situation in such means of accommodation in view of the imposition of preventive measures such as the suspension of commercial activities. Thus, data were collected in order to identify the presence and performance of hostels on the web, as well as to verify the existence of initiatives by the enterprises to deal with the current scenario. The research is characterized as descriptiveexploratory, whose approach to the treatment of the collected data was qualitative. The study relied on the netnographic resource for data collection and analysis. The results showed that, on the one hand, some spaces closed activities due to the pandemic, on the other hand, most of these means of accommodation (13) sought alternatives to deal with the situation imposed by the authorities in the face of the pandemic. Instagram proved to be the main environment used by managers to keep their ventures public, showing the situational condition of the space as well as the sanitary measures adopted. It was also found that the current situation can become an opportunity to engage and inspire the audience, in addition to the potential to strengthen the reputation of each hostel through the web presence.
Assunto: Turismo
COVID-19 (Doença)
Belo Horizonte (MG)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: IGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/66118
Data do documento: 2020
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/11778/8440
metadata.dc.relation.ispartof: Ateliê Do Turismo
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