Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/66153
Type: Dissertação
Title: O reconhecimento em Medeia, de Eurípides, e em Anjo Negro, de Nelson Rodrigues
Other Titles: Recognition in Medea, by Euripides, and in Anjo Negro, by Nelson Rodrigues
Authors: Etiene Martins Lage Duarte
First Advisor: Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa
First Referee: Anna Palma
Second Referee: Charlene Martins Miotti
Abstract: A presente dissertação intenciona discutir a relevância do reconhecimento (anagnórisis), elemento constituinte nas tragédias gregas, elencado por Aristóteles, na Poética, como eixo temático que permitirá estabelecer parâmetros de definição do gênero dramático/literário “tragédia”. A partir dessa ferramenta, serão analisadas as obras Medeia, de Eurípides (431 a.C.) e Anjo Negro, de Nelson Rodrigues (1948), no recorte de sua proximidade ou distanciamento da tragédia clássica grega. A investigação do reconhecimento aristotélico, portanto, será o leitmotiv que permitirá comparar essas duas obras de contextos históricos tão distintos e de diferentes nacionalidades. Ademais, a percepção do reconhecimento abordada no presente trabalho irá focar principalmente no papel da memória como processo de identidade/reconhecimento nas duas obras que utilizaram o mito de Medeia. Assim, buscou-se detectar, avaliar e catalogar as ocorrências e funções do reconhecimento nas Medeias selecionadas. Foi constado na análise da presente dissertação que a Medeia euripidiana é um ser inumano, divino. Portanto, tal fator corrobora para a conclusão de que não há como afirmar que houve, de fato, o reconhecimento, efetuado pela lembrança, nos termos aristotélicos na tragédia. Embora tenha sido possível perceber um movimento da personagem que pode se assemelhar ao de um reconhecimento de si, por meio do resgate do passado (memória). Já a peça Anjo Negro, construída nos parâmetros da “tragédia rodriguiana”, aborda personagens que não possuem nenhum traço ou antecedente divino. Virgínia, aqui considerada a Medeia de Nelson Rodrigues, é uma personagem humana e que, portanto, possui ações que correspondem à esfera humana, mesmo que no decorrer da peça existam circunstâncias que beiram a desumanização. A fala final do coro na peça, assim como a inicial, se mostra profética como o coro grego: ele anuncia que os assassinatos dos filhos de Virgínia se repetirão, ela ficará grávida, por meio da violação de Ismael, e assassinará a sua prole. Não houve na peça alguma comprovação de que ocorreu o reconhecimento despertado pela memória por parte da personagem. Desse modo, será demonstrado que as memórias de Virgínia e Ismael, evocadas no decorrer da peça, evidenciam os delitos e os erros praticados pelas personagens na peça. O que se conclui, tendo o ato de filicídio como denominador comum entre as personagens Medeia e Virgínia, é que suas ações são perpetradas acima do bem e do mal. Ambas não reconhecem o que praticam como um delito, enquanto que Medeia age como deusa ou monstro, Virgínia, mesmo representada como humana, assim como Ismael, atua desmedidamente. Dessa forma, não foi detectado na investigação da tragédia euripidiana e em Anjo Negro o reconhecimento urdido pela memória por parte das personagens. Entretanto, pôde-se perceber que Eurípides, em 431 a.C., finaliza Medeia de modo lacunar, deixando o julgamento das personagens nas mãos da recepção. Já Nelson Rodrigues, em Anjo Negro, escancara os mais recônditos vícios, desgraças, por meio dos caracteres das personagens e do ambiente que as enclausura, finalizando a peça com o coro profético que anuncia a repetição do ciclo de infortúnios. Desse modo, o dramaturgo lança o papel do julgamento das ações das personagens ao público.
Abstract: This dissertation intends to discuss the relevance of recognition (anagnórisis), a constituent element in tragedies, listed by Aristotle, in Poetics, as a thematic axis that will allow establishing parameters for defining the dramatic/literary genre “tragedy”. Using this tool, the works Medea, by Euripides (431 BC) and Anjo Negro, by Nelson Rodrigues (1948), will be analyzed, considering their proximity or distance from classical Greek tragedy. The investigation of Aristotelian recognition, therefore, will be the leitmotif that will allow us to compare these two works from such different historical contexts and from different nationalities. Furthermore, the perception of recognition addressed in this work will focus mainly on the role of memory as a process of identity/recognition in the two works that used the myth of Medea. Thus, we have sought to detect, evaluate and catalog the occurrences and functions of recognition in the selected Medeas. It was established in the analysis of this dissertation that the Euripidean Medea is an inhuman, divine being. Therefore, this factor corroborates the conclusion that there is no way to state that there was, in fact, recognition, effected by memory, in Aristotelian terms in tragedy. Although it was possible to perceive a movement of the character that may resemble self-recognition, through the rescue of the past (memory). The play Anjo Negro, built within the parameters of the “Rodriguese tragedy”, addresses characters who do not have any divine traits or antecedents. Virginia, here considered Nelson Rodrigues' Medea, is a human character and, therefore, has actions that correspond to the human sphere, even though throughout the play there are circumstances that border on dehumanization. The choir's final speech in the play, as well as the initial one, appears prophetic like the Greek chorus: it announces that the murders of Virginia's children will be repeated, she will become pregnant, through Ismael's rape, and will murder her offspring. There was no proof in the play that the recognition awakened by memory on the part of the character occurred. In this way, it will be demonstrated that the memories of Virgínia and Ismael, evoked throughout the play, highlight the crimes and errors committed by the characters in the play. What can be concluded, with the act of filicide as a common denominator between the characters Medea and Virgínia, is that their actions are perpetrated above good and evil. Both do not recognize what they do as a crime, while Medea acts as a goddess or monster, Virginia, even represented as human, like Ishmael, acts excessively. Thus, the recognition woven by memory on the part of the characters was not detected in the investigation of the Euripidean tragedy and in Anjo Negro. However, it can be seen that Euripides, in 431 BC, ends Medea in a lacunar way, leaving the judgment of the characters in the hands of reception. Nelson Rodrigues, in Anjo Negro, reveals the most hidden vices and misfortunes, through the characters' characters and the environment that confines them, ending the play with the prophetic chorus that announces the repetition of the cycle of misfortunes. In this way, the playwright casts the role of judging the characters' actions to the audience.
Subject: Eurípides. – Medeia – Crítica e interpretação
Rodrigues, Nélson, 1912-1980. – Anjo Negro – Crítica e interpretação
Teatro grego (Tragédia) – História e crítica
Teatro brasileiro – História e crítica
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/66153
Issue Date: 18-Jan-2024
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