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Tipo: Monografia (especialização)
Título: Argumentação eficaz e ética: promovendo a subjetividade na era digital
Título(s) alternativo(s): Effective Argumentation and Ethics: Promoting Subjectivity in the Digital Age
Autor(es): Isabella Lembi Viana
primer Tutor: Junot de Oliveira Maia
primer miembro del tribunal : Luciana de Oliveira Silva
Segundo miembro del tribunal: Marina Morena dos Santos e Silva
Resumen: O projeto de ensino aborda a relevância da argumentação ética e eficaz, influenciada pela tríade aristotélica de ethos, pathos e logos, com ênfase no ethos, para o desenvolvimento da subjetividade dos estudantes. Destaca-se a importância de trabalhar argumentos que sustentem e rebatam um mesmo ponto de vista, promovendo o pensamento crítico e utilizando as objeções de forma construtiva. A abordagem, fundada nos princípios de Aristóteles, incorpora contribuições de pensadores contemporâneos, aprimorando a compreensão da argumentação, diante dos desafios do contexto atual. A integração do CHATGPT na aprendizagem prática da argumentação e na promoção da subjetividade é destacada e urgente, visto o uso habitual e atual da ferramenta. O propósito de ensinar a argumentar com ética e eficiência na educação básica, principalmente em se tratando do nível médio, provoca um impacto social significativo, considerando as mudanças positivas de longo prazo que um sujeito bem formado, crítico e consciente pode promover em seu entorno a partir de sua agência. Em suma, o projeto de ensino propõe uma integração de elementos e atividades para fortalecer a persuasão e promover interações éticas, valorizando o reforço da subjetividade dos envolvidos: estudantes e professores.
Abstract: The project addresses the relevance of ethical and effective argumentation, influenced by the Aristotelian triad of ethos, pathos, and logos, with emphasis on ethos, for the development of students' subjectivity. It highlights the importance of working on arguments that support and rebut the same point of view, promoting critical thinking and using objections constructively. The approach, founded on the principles of Aristotle, incorporates contributions from contemporary thinkers, enhancing the understanding of argumentation in the face of current challenges. The integration of CHATGPT into the practical learning of argumentation and the promotion of subjectivity is highlighted and urgent, given the habitual and current use of the tool. The purpose of teaching to argue with ethics and efficiency in basic education, especially at the high school level, has a significant social impact, considering the long- term positive changes that a well-formed, critical, and conscious individual can promote in their environment through their agency. In summary, the teaching project proposes an integration of elements and activities to strengthen persuasion and promote ethical interactions, valuing the reinforcement of the subjectivity of those involved: students and teachers.
Asunto: Linguagem e línguas – Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação (EAD)
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/66314
Fecha del documento: 2-feb-2024
Aparece en las colecciones:Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação

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