Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/66315
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Junot de Oliveira Maia. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9606848154032239 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | Ronaldo Corrêa Gomes Junior | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Luciana de Oliveira Silva | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Marina Morena dos Santos e Silva | pt_BR |
dc.creator | Alcione Lima Figueiredo Magalhães | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2827878905310387 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-21T14:03:28Z | - |
dc.date.available | 2024-03-21T14:03:28Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/66315 | - |
dc.description.resumo | O letramento digital tornou-se necessário no espaço escolar. Diante das demandas, a Cultura Digital foi incorporada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e faz parte das dez competências. Dessa forma, surgiram questionamentos em relação às competências dos discentes e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação de forma efetiva. Assim, surgiu a necessidade de um projeto de ensino com atividades contextualizadas à demanda dos discentes do Novo Ensino Médio, na disciplina de Língua Portuguesa de Linguagens e suas Tecnologias. A pergunta norteadora será sobre as contribuições da cultura digital para a produção dos trabalhos escolares. Os alunos irão buscar as respostas e ferramentas tecnológicas que contribuem para a elaboração de trabalhos. Os objetivos de ensino esperados, como professora, são que este projeto possa contribuir para incentivar a participação dos discentes e favorecer o desenvolvimento da 5ª competência "Cultura Digital". Além disso, proporcionar acesso aos textos digitais e ferramentas digitais. Ao final, haverá a elaboração de um Manual eletrônico de ferramentas que pretende contribuir no processo de produção dos trabalhos escolares dos discentes. Enfim, o propósito deste projeto de ensino será desenvolver a competência da BNCC de forma prática. Ademais, estimular a participação do aluno no processo de aprendizagem e o acesso a diferentes saberes. Outrossim, analisar e apresentar ferramentas que contribuem para a produção dos trabalhos escolares. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação (EAD) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | cultura digital | pt_BR |
dc.subject | ferramentas digitais | pt_BR |
dc.subject | trabalho escolar | pt_BR |
dc.subject | manual eletrônico. | pt_BR |
dc.subject.other | Linguagem e línguas – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Cultura digital e a produção dos trabalhadores escolares | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CULTURA DIGITAL E A PRODUÇÃO DOS TRABALHOS ESCOLARES - PDF-A.pdf | 20.34 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License