Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/66315
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Junot de Oliveira Maia.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9606848154032239pt_BR
dc.contributor.advisor2Ronaldo Corrêa Gomes Juniorpt_BR
dc.contributor.referee1Luciana de Oliveira Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Marina Morena dos Santos e Silvapt_BR
dc.creatorAlcione Lima Figueiredo Magalhãespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2827878905310387pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-21T14:03:28Z-
dc.date.available2024-03-21T14:03:28Z-
dc.date.issued2024-02-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/66315-
dc.description.resumoO letramento digital tornou-se necessário no espaço escolar. Diante das demandas, a Cultura Digital foi incorporada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e faz parte das dez competências. Dessa forma, surgiram questionamentos em relação às competências dos discentes e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação de forma efetiva. Assim, surgiu a necessidade de um projeto de ensino com atividades contextualizadas à demanda dos discentes do Novo Ensino Médio, na disciplina de Língua Portuguesa de Linguagens e suas Tecnologias. A pergunta norteadora será sobre as contribuições da cultura digital para a produção dos trabalhos escolares. Os alunos irão buscar as respostas e ferramentas tecnológicas que contribuem para a elaboração de trabalhos. Os objetivos de ensino esperados, como professora, são que este projeto possa contribuir para incentivar a participação dos discentes e favorecer o desenvolvimento da 5ª competência "Cultura Digital". Além disso, proporcionar acesso aos textos digitais e ferramentas digitais. Ao final, haverá a elaboração de um Manual eletrônico de ferramentas que pretende contribuir no processo de produção dos trabalhos escolares dos discentes. Enfim, o propósito deste projeto de ensino será desenvolver a competência da BNCC de forma prática. Ademais, estimular a participação do aluno no processo de aprendizagem e o acesso a diferentes saberes. Outrossim, analisar e apresentar ferramentas que contribuem para a produção dos trabalhos escolares.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação (EAD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectcultura digitalpt_BR
dc.subjectferramentas digitaispt_BR
dc.subjecttrabalho escolarpt_BR
dc.subjectmanual eletrônico.pt_BR
dc.subject.otherLinguagem e línguas – Estudo e ensinopt_BR
dc.titleCultura digital e a produção dos trabalhadores escolarespt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CULTURA DIGITAL E A PRODUÇÃO DOS TRABALHOS ESCOLARES - PDF-A.pdf20.34 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons