Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/66525
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Strengthening teaching, research and university extension through Academic Leagues
Título(s) alternativo(s): Fortalecimento do ensino, pesquisa e extensão universitária por meio das Ligas Acadêmicas
Autor(es): Fernanda Batista Oliveira Santos
Fernanda Alves Dos Santos Carregal
Rafaela Siqueira Costa Schreck
Thiago Frederico Diniz
Andréia Guerra Siman
Luciene Muniz Braga
Fernanda Penido Matozinhos
Jaqueline Almeida Guimarães Barbosa
Resumen: Background: Academic Leagues are student organizations that, under the guidance of professors, carry out activities of teaching, research and university extension in a specific area of health, expanding the action horizons. In this context, the Academic League of Community Health (LASC) is noteable as a powerful tool for collective growth, favoring the emergence of a critical reflective point of view and the training of future competent professionals, committed to care integrality. It has a multidisciplinary team composed by academics of the nursing, biomedicine and medicine courses. Objective: report on the activities carried out by the academic league of community health and its relationship with the university triad. Methods: The report of the activities required by academics from the Coordination of Extension of the teaching institution to which the league is bound, between November 2016 and October 2018 was used. It was observed that the activities carried out in the academic league allowed its members to deal with issues related to community health (teaching), participate in projects of scientific initiation (research) and promote actions outside the Community (extension). In this way, the acquisition of knowledge related to education in health was given, and skills in the area were developed. Results: After an analysis of the records of the activities of the academic league, the progress concerning scientific production was noted: 2016 with five abstracts published in events annals (15.1%), 2017 with sixteen (48.5%) and 2018 with twelve (36.4%). The evolution of academic production is a result of the implementation of research meetings that encourage the spread of the participants' scientific knowledge. In addition, there was implementation of extending actions in a multidisciplinary team with an emphasis in situations that afflict the community. Conclusions: The insertion of the academic league offers benefits to both the training of students as well as to the local and regional population in which it is inserted, favoring the consolidation of the university triad. Through its activities, the LASC provides the deepening of knowledge related to community health, besides enabling the development of key competences in health among the participating students.
Abstract: Antecedentes: Ligas Acadêmicas são organizações estudantis que, sob a orientação de professores, realizam atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária em uma área específica da saúde, ampliando os horizontes de ação. Nesse contexto, a Liga Acadêmica de Saúde Comunitária (LASC) se destaca como uma poderosa ferramenta de crescimento coletivo, favorecendo o surgimento de um ponto de vista reflexivo crítico e a formação de futuros profissionais competentes, comprometidos com a integralidade do cuidado. Possui equipe multidisciplinar composta por acadêmicos dos cursos de enfermagem, biomedicina e medicina. Objetivo: relatar as atividades desenvolvidas pela liga acadêmica de saúde comunitária e sua relação com a tríade universitária. Métodos: Foi utilizado o relatório das atividades exigidas pelos acadêmicos da Coordenação de Extensão da instituição de ensino à qual a liga está vinculada, entre novembro de 2016 e outubro de 2018. Observou-se que as atividades realizadas na liga acadêmica permitiram a seus membros lidar com questões relacionadas à saúde da comunidade (ensino), participar de projetos de iniciação científica (pesquisa) e promover ações fora da Comunidade (extensão). Dessa forma, foi dada a aquisição de conhecimentos relacionados à educação em saúde, e foram desenvolvidas habilidades na área. Resultados: Após análise dos registros das atividades da liga acadêmica, observou-se o progresso da produção científica: 2016 com cinco resumos publicados em anais de eventos (15,1%), 2017 com dezesseis (48,5%) e 2018 com doze (36,4 %) A evolução da produção acadêmica é resultado da implementação de reuniões de pesquisa que incentivam a disseminação do conhecimento científico dos participantes. Além disso, foram implementadas ações de extensão em equipe multidisciplinar, com ênfase em situações que afligem a comunidade. Conclusões: A inserção da liga acadêmica oferece benefícios tanto à formação dos alunos quanto à população local e regional em que está inserida, favorecendo a consolidação da tríade universitária. Por meio de suas atividades, o LASC proporciona o aprofundamento do conhecimento relacionado à saúde da comunidade, além de possibilitar o desenvolvimento de competências-chave em saúde entre os alunos participantes.
Asunto: Educação
Promoção da Saúde
Formação profissional
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM BÁSICA
ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MATERNO INFANTIL E SAÚDE PÚBLICA
ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n2-175
URI: http://hdl.handle.net/1843/66525
Fecha del documento: 20-abr-2020
metadata.dc.url.externa: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/8962
metadata.dc.relation.ispartof: Brazilian Journal of Health Review
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Strengthening teaching, research and university extension through Academic Leagues.pdf148.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.