Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/66834
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dc.creatorBruna Figueiredo Manzopt_BR
dc.creatorKaroline de Oliveira Macedopt_BR
dc.creatorLeticia Maria Barbosapt_BR
dc.creatorDelma Aurélia da Silva Simãopt_BR
dc.creatorRaissa Silva Souzapt_BR
dc.creatorAnna Caroline Leite Costapt_BR
dc.creatorAllana Dos Reis Correapt_BR
dc.date.accessioned2024-04-03T19:30:14Z-
dc.date.available2024-04-03T19:30:14Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.volume23pt_BR
dc.citation.spagee-1189pt_BR
dc.citation.epage6pt_BR
dc.identifier.issn2316-9389pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/66834-
dc.description.abstractObjective: This study aimed to analyze the repercussion of an educational intervention on the theoretical knowledge of the Nursing team regarding the use of external ventricular drains in Pediatrics. This is an uncontrolled intervention study, with a before and after study design. Method: A pre- and post-test was applied to collect information on the nurses’ knowledge regarding the care of pediatric patients with external ventricular drains. Between the pre- and post-test, an educational intervention was performed using clinical simulation as a teaching strategy. 41 nursing professionals participated in the study. The professionals were more assertive after the educational intervention, especially regarding the use of an aseptic technique for emptying the collection bag (p=0.021). Correlation analyses in the pre-test revealed that the greatest number of errors was not correlated to any of the socio-demographic variables. However, in the post-test, a significant correlation was identified between the number of errors and the participants’ age (rho=0.340; p=0.015); years since graduation (rho=0.414; p=0.004); and years of professional experience in the unit (rho=0.428; p=0.004). Therefore, the result shows that older professionals, with more years of professional experience in the unit did not take that much advantage of the educational intervention, presenting greater number of errors. The educational intervention using the clinical simulation strategy enabled an increase in the knowledge of the participants, and can be used in continuing education, improving assistance quality.pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: este estudo objetivou analisar a repercussão de intervenção educativa no conhecimento teórico da equipe de Enfermagem sobre os cuidados no uso da derivação ventricular externa em Pediatria. Trata-se de estudo de intervenção não controlado, com delineamento do tipo antes e depois. Método: procedeu-se à aplicação de pré e pós-teste para a coleta de informações sobre os conhecimentos dos profissionais sobre os cuidados aos pacientes pediátricos com derivação ventricular externa. Entre o pré e o pós-teste realizou-se intervenção educativa usando-se a simulação clínica como estratégia de ensino. Participaram do estudo 41 profissionais de Enfermagem. Constatou-se mais assertividade após a intervenção educativa, principalmente na questão que versa sobre o uso da técnica asséptica para esvaziamento da bolsa coletora (p=0,021). As análises de correlação no préteste revelaram que o maior número de erros não esteve correlacionado a qualquer das variáveis sociodemográficas. Contudo, no pós-teste, identificou-se correlação significativa entre o número de erros com a idade dos profissionais (rho=0,340; p=0,015); tempo de formação dos profissionais (rho= 0,414; p=0,004); e tempo de atuação na unidade (rho=0,428; p=0,004). O resultado sinaliza, portanto, que profissionais com idades mais elevadas, mais tempo de profissão e de atuação na unidade tiveram menos aproveitamento da intervenção educativa, apresentando maior número de erros. A intervenção educativa usando a estratégia da simulação clínica possibilitou incremento no conhecimento dos participantes, podendo ser utilizado para a educação permanente, melhorando a qualidade da assistênciapt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM BÁSICApt_BR
dc.publisher.departmentENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MATERNO INFANTIL E SAÚDE PÚBLICApt_BR
dc.publisher.departmentENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEMpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Mineira de Enfermagempt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnfermagem Pediátricapt_BR
dc.subjectVentriculostomiapt_BR
dc.subjectDerivações do Líquido Cefalorraquidianopt_BR
dc.subjectCuidados de Enfermagempt_BR
dc.subjectEducação Continuadapt_BR
dc.subject.otherCuidados de Enfermagempt_BR
dc.subject.otherEnfermagem Pediátricapt_BR
dc.subject.otherVentriculostomiapt_BR
dc.subject.otherDerivações do Líquido Cefalorraquidianopt_BR
dc.subject.otherEducação Continuadapt_BR
dc.titleRepercussão de intervenção educativa no conhecimento da equipe de enfermagem sobre os cuidados no uso da derivação ventricular externa em pediatriapt_BR
dc.title.alternativeRepercussion of an educational intervention on the knowledge of the nursing team regarding the use of external ventricular drains in pediatricspt_BR
dc.title.alternativeRepercusión de la intervención educativa en el conocimiento del personal de enfermería sobre cuidados en el manejo del drenaje ventricular externo en pediatríapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttp://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-27622019000100236&lng=pt&nrm=iso&tlng=ptpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0064-9961pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7070-050Xpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5362-5723pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0961-8213pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5010-763Xpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2208-958Xpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3236-619Xpt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



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