Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/66846
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Conhecimento e comportamento de profissionais sobre o bundle de cateter venoso central
Título(s) alternativo(s): Knowledge and behavior of professionals about bundled strategies of central venous catheter
Conocimiento y comportamiento de profesionales sobre el bundle de catéter venoso central
Autor(es): Bruna Figueiredo Manzo
Allana Dos Reis Correa
Delma Aurélia da Silva Simão
Anna Caroline Leite Costa
Fernanda Penido Matozinhos
Fernanda Maria Correa Ferreira
Danielle Rodrigues Mariano
Resumo: Objetivo: Investigar os fatores que influenciam o conhecimento e comportamento dos profissionais de unidades neonatais e pediátricas sobre o bundle de inserção do cateter venoso central. Método: Estudo transversal, realizado em duas unidades de terapia intensiva neonatal e pediátrica de um hospital público de Belo Horizonte, no período de abril a julho de 2016. A amostra constituiu-se de 255 profissionais, que responderam a um instrumento estruturado. Foram realizadas análises descritivas e comparativas por meio do software SPSS. Resultados: A categoria profissional de enfermeiro (p = 0,010), a jornada de trabalho de 12×36 horas (p < 0,001), o treinamento como forma de aquisição do conhecimento (p < 0,001) e a participação em treinamentos (p < 0,001) estão associados ao maior conhecimento sobre o bundle. Quanto ao comportamento, não se observou associações significativas. Conclusão: Revelou-se que existem fatores que influenciam o conhecimento sobre o bundle de inserção de cateter central, refletindo a necessidade de considerá-los para a realização de práticas educativas mais efetivas em saúde.
Abstract: Objective: To investigate the factors that influence the knowledge and behavior of professionals of neonatal and pediatric units about bundled strategies of insertion of central venous catheter. Method: This is a cross-sectional study, conducted in one neonatal and one pediatric intensive care units in a public hospital in Belo Horizonte, Brazil, from April to July, 2016. The sample consisted of 255 professionals who answered a structured instrument. Descriptive and comparative analyses were made using the SPSS software. Results: The category nursing professional (p = 0.010), working hours of 12×36 scale (p < 0.001), training as a form of acquiring knowledge (p < 0.001) and participation in training programs (p < 0.001) are associated to greater knowledge about the bundle. Regarding behavior, no significant associations were observed. Conclusion: The study showed that there are factors that influence the knowledge about bundled strategies of insertion of central venous catheter, reflecting the need to consider these practices for making more effective educational practices in health care.
Assunto: Cateterismo Venoso Central
Segurança do Paciente
Recém-Nascido
Criança
Enfermagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM BÁSICA
ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MATERNO INFANTIL E SAÚDE PÚBLICA
ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0164
URI: http://hdl.handle.net/1843/66846
Data do documento: 2019
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/reben/a/WD9tf4JJt7tM7MJ8GhQXnrS/?lang=en
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira de Enfermagem
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
baixados - 2024-04-04T081122.411.pdf512.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.