Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/66920
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Jessé Máximo Pereira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-08T20:13:13Z | - |
dc.date.available | 2024-04-08T20:13:13Z | - |
dc.date.issued | 2018-05-31 | - |
dc.citation.volume | 20 | pt_BR |
dc.citation.spage | 131 | pt_BR |
dc.citation.epage | 147 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2359-1056 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/66920 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem por objetivo apresentar os principais aspectos de uma performance sob o ponto de vista de uma das figuras mais importantes no cenário musical do século XX: Nadia Boulanger. Conhecida, sobretudo, pelas suas ideias pedagógicas, desta feita, se pretende discutir idiossincrasias essenciais de sua filosofia interpretativa. Inicialmente, é apresentado um breve contexto histórico e social das atividades por ela realizadas, no intuito de identificar as matrizes de sua perspectiva sobre performance. A discussão, posteriormente, se concentra em questões relativas à aplicação dos princípios arquitetônicos na música por Boulanger e a abordagem do conceito mais importante de seu pensamento: “la grande ligne”. A temática da análise será tratada ainda, uma vez que a investigação e as anotações dos aspectos contidos nessa arquitetura, como forma e conteúdo, são classificadas por ela como ferramentas básicas para uma boa transmissão do texto musical. Como sua prática a aproximou do compositor russo Stravinsky e de seu moderno geometric estilo de performance, em contraste com o estilo vitalist do Romantismo tardio também vai ser discutido. Por fim, a pesquisa traz a visão de Boulanger sobre determinados intérpretes de sua época e alguns de seus alunos, e a expectativa de identificar no estilo destes a influência dos ensinamentos de Mademoiselle, como era também conhecida. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | MUSICA - ESCOLA DE MUSICA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Nadia Boulanger | pt_BR |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.subject | La grande ligne | pt_BR |
dc.subject | Stravinsky | pt_BR |
dc.subject | Análise | pt_BR |
dc.subject.other | Performance | pt_BR |
dc.subject.other | Música - Século XX | pt_BR |
dc.title | Uma performance sob a ótica boulangeriana | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/7874 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Uma performance sob a ótica boulangeriana.pdf | 339.11 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.