Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/66933
Type: Dissertação
Title: Treino de pais online baseado no modelo Denver de intervenção precoce para ensino de habilidades básicas de comunicação para crianças pequenas com TEA
Other Titles: Online parent training based on the Early Start Denver Model for teaching basic communication skills to young children with ASD
Authors: Clara Magalhães Martins Campos
First Advisor: Thais Porlan de Oliveira
First Referee: Cleonice Alves Bosa
Second Referee: Ana Amélia Cardoso Rodrigues
Abstract: O Treino de Pais (TP) caracteriza-se pelo ensino de estratégias de intervenção para familiares de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio de um profissional especializado. O presente estudo teve como foco o treino e participação dos responsáveis na intervenção das crianças com autismo, estratégia comprovada em estudos que atestam que a prática de treinamento parental é eficiente para o aprimoramento de competências dos familiares, redução de seus níveis de estresse e aumento das habilidades de comunicação e socialização por parte das crianças. A pesquisa objetivou avaliar a viabilidade de um treino parental (TP) adaptado a partir do Modelo Denver de Intervenção Precoce (ESDM) e o "Parent-Implemented Early Start Denver Model” (P-ESDM) realizado na modalidade online, para o ensino de habilidades básicas de comunicação (olhar quando chamado (a) pelo nome; apontar para fazer pedidos; olhar para compartilhar a atenção; e imitação de gestos simples com objetos) para crianças pequenas (até 36 meses) com TEA. Foram selecionadas duas participantes, juntamente com suas crianças, e o estudo contou com avaliação inicial do repertório das crianças e medidas de estresse parental e autoeficácia das responsáveis. O treino abordou estratégias naturalísticas (NTS) para ensino de crianças com TEA, com avaliações subsequentes para medir a fidelidade de implementação das estratégias pelas mães e o impacto nas crianças. Como resultados, houve aumento da fidelidade de aplicação após o treino, apesar de não ter sido encontrada uma variação estatisticamente relevante em relação à autoeficácia e nível de stress parental. Resultados do desempenho da criança sugeriram aumento na ocorrência dos quatro comportamentos-alvo na avaliação final. A integridade alta da aplicação por pessoa não certificada abre possibilidade de expansão do P-ESDM para maior escala, como aplicação em atenção primária. Entretanto, quanto ao repertório de retenção de conteúdos pelas mães, precisam ser conduzidos registros com medidas operacionais que permitam análise contingencial da relação entre implementação do treino e comportamento da criança. De modo geral, o treino analisado no estudo pode ser uma ferramenta viável para o ensino de habilidades básicas de comunicação em crianças com TEA, contribuindo para a mitigação das barreiras de acesso aos serviços de intervenção no Brasil.
Abstract: Parent Training (PT) is characterized by the instruction of intervention strategies for caregivers of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) by a specialized professional. This study focused on the training and involvement of caregivers in the intervention for children with autism, a strategy supported by studies attesting that parental training is effective in enhancing skills of family members, reducing their stress levels, and improving communication and socialization skills of children. The research aimed to assess the integrity of a parent training (PT) program adapted from the Early Start Denver Model (ESDM) and the "Parent-Implemented Early Start Denver Model” (P-ESDM) delivered in an online format to teach precursor communication skills (responding when called by name, using pointing to make requests, engaging in joint attention, and imitating simple gestures with objects.) to young children (up to 36 months) diagnosed with ASD. Two participants, along with their children, were selected, and the study included an initial assessment of the children's repertoire and measures of parental stress and self-efficacy. The training addressed Naturalistic Teaching Strategies (NTS) for teaching children with ASD, with subsequent assessments to measure the fidelity of implementation of the strategies by mothers and the impact on children. As a result, there was an increase in fidelity of application after training, although a statistically relevant variation in self-efficacy and parental stress levels was not found. Child performance results suggested an increase in the occurrence of the four target behaviors in the final assessment. The high integrity of application by a non-certified person opens up the possibility of expanding P-ESDM on a larger scale, such as primary care applications. However, regarding the mothers' retention of content repertoire, records with operational measures allowing a contingent analysis of the relationship between training implementation and child behavior need to be conducted. Overall, the training analyzed in the study can be a viable tool for teaching precursor communication skills in children with ASD, contributing to the mitigation of barriers to access intervention services in Brazil.
Subject: Psicologia - Teses
Autismo - Teses
Transtornos do espectro autista - Teses
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/66933
Issue Date: 23-Nov-2023
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