Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/66970
Tipo: Artigo de Periódico
Título: As relações dos efeitos terapêuticos da Musicoterapia Improvisacional e o desenvolvimento musical de crianças com autismo
Autor(es): Marina Horta Freire
Maria Betânia Parizzi
Resumo: Este relato descreve a proposta de pesquisa que visa investigar o desenvolvimento musical de 25 crianças com autismo que passaram por tratamento de Musicoterapia Improvisacional e as possíveis relações desse desenvolvimento com os ganhos terapêuticos encontrados, a fim de evidenciar a influência do desenvolvimento musical no desenvolvimento global de crianças com autismo. O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta principalmente a comunicação e a socialização. A Musicoterapia Improvisacional, forma de tratamento bastante utilizada para essa população, emprega as técnicas da improvisação musical clínica para desenvolver vínculo, expressão e musicalidade. O trabalho se insere nas interfaces da Educação Musical Especial com a Musicoterapia, visando contribuições para as duas áreas, bem como para a área da saúde como um todo, na busca da uma melhor qualidade de vida para crianças com autismo.
Assunto: Transtorno do Espectro Autista
Musicoterapia
Educação musical
Educação especial
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: MUS - DEPARTAMENTO DE INSTRUMENTO E CANTO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.5965/2358092514142015046
URI: http://hdl.handle.net/1843/66970
Data do documento: 2018
metadata.dc.url.externa: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/6346
metadata.dc.relation.ispartof: Revista NUPEART
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.