Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/67089
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRoberta Guimarães Corrêapt_BR
dc.creatorRosebelly Nunes Marquespt_BR
dc.date.accessioned2024-04-12T12:46:47Z-
dc.date.available2024-04-12T12:46:47Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.volume11pt_BR
dc.citation.issueesp.1pt_BR
dc.citation.spage406pt_BR
dc.citation.epage417pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.esp.1.p406pt_BR
dc.identifier.issn2446-8606pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/67089-
dc.description.abstractDespite the recognition of the need for change and the constant production of studies on initial formation, the degree courses still have questions that need to be discussed. These issues are related to the difficulty to overcome the lack of teachers in basic education and the type of formation offered in undergraduate courses, which does not seem to meet the current Brazilian educational demands. This paper presents data from a qualitative study conducted with coordinators of seven higher education institutions in the state of São Paulo. Despite the different institutional realities presented in this work, the difficulty of effectively contribute to the formation of chemistry teachers is common to all the institutions. Lack of interest in initial formation teacher’s courses, evasion problems, relationship between the initial formation of chemical teachers and chemistry’s professionals and the lack of commitment of tea chers marked the reports of the coordinators of the courses.pt_BR
dc.description.resumoApesar do reconhecimento da necessidade de mudanças e da produção constante de estudos sobre a formação inicial, os cursos de licenciatura ainda apresentam questões que precisam ser discutidas. Tais questões estão relacionadas à dificuldade de superar o déficit de professores da educação básica e também referentes ao tipo de formação oferecida nos cursos de licenciatura das Instituições de Ensino Superior (IES), que parece não atender as atuais demandas educacionais brasileiras. Este trabalho apresenta dados de uma pesquisa de natureza qualitativa realizada junto à coordenadores de cursos de licenciatura em Química de sete instituições de ensino superior do estado de São Paulo. Apesar das diferentes realidades institucionais que compuseram o trabalho de pesquisa, a dificuldade de efetivamente contribuir com a formação de professores de Química é comum a todas às IES. Dificuldade de formação de novas turmas, evasão, a relação entre o bacharelado e a licenciatura e o descompromisso dos docentes com a licenciatura fazem parte dos relatos dos coordenadores.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectCoordenadores de cursopt_BR
dc.subject.otherLicenciaturapt_BR
dc.subject.otherQuímica – Formação de professorespt_BR
dc.subject.otherOrientadores educacionaispt_BR
dc.subject.otherUniversidades e faculdades – São Paulo (Estado)pt_BR
dc.titleA formação inicial de professores de química sob o olhar dos coordenadores dos cursospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8562pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4720-5401pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8726-3211pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A formação inicial de professores de química sob o olhar dos coordenadores dos cursos.pdf373.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.