Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/67130
Tipo: Artigo de Evento
Título: Tocando do jeito delas: o piano como instrumento musicalizador de crianças com transtorno do espectro do autismo
Título(s) alternativo(s): Playing their own way: the piano as a musicalization instrument for children with autistic spectrum disorder
Autor(es): Maria Teresa Souza Neves
Maria Betânia Parizzi Fonseca
Marina Horta Freire
Natalia Carla Nunes
Resumo: Nesse texto, apresentaremos a pesquisa de doutorado em andamento, desenvolvida na Escola de Música da UFMG, que versa sobre o binômio Pedagogia do Piano e Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O objetivo é investigar as consequências da Educação Musical tendo o piano como instrumento musicalizador no desenvolvimento musical e de interação social de crianças autistas de 3 a 5 anos. As crianças receberão aulas de piano individuais e semanais durante seis meses. Utilizaremos o método de pesquisa do tipo misto a partir da coleta de dados quantitativos: aplicação de escalas IMTAP (BAXTER et al., 2007), ABFW/Pragmática (FERNANDES et al., 2014) e Escala DEMUCA (FREIRE et al., 2019); e qualitativos - Grupo Focal com pais das crianças participantes. Os dados quantitativos serão tratados estatisticamente e cruzados com os dados obtidos no Grupo Focal. Espera-se identificar os possíveis benefícios que o piano, utilizado como instrumento musicalizador, poderá trazer para crianças autistas.
Abstract: In this study, we present the ongoing doctoral research developed at the UFMG School of Music, which deals with the binomial Piano Pedagogy and Autism Spectrum Disorder (ASD). The objective is to investigate the consequences of music education, having the piano as musicalization instrument, in the musical and in the social interaction development of autistic children from 3 to 5 years old. The children will receive individual e weekly piano lessons for six months. A mixed type research method will be used: the quantitative data - application of the scales IMTAP (BAXTER et al., 2007), ABFW/Pragmatics Test (FERNANDES et al., 2014) and DEMUCA Scale (FREIRE et al., 2019); and the qualitative data - Focus Group carried out with participating children’s parents. The quantitative treated statistically and will be crossed with the Focus Group data. It is expected to be able to identify the possible benefits that the piano, used as a musicalization instrument, can bring to autistic children.
Assunto: Piano - instrução e ensino
Transtorno do Espectro Autista
Educação musical
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: MUS - DEPARTAMENTO DE INSTRUMENTO E CANTO
MUS - DEPARTAMENTO DE TEORIA GERAL DA MÚSICA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/67130
Data do documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://musica.ufmg.br/nasnuvens/index.php/8o-nas-nuvens-congresso-de-musica-anais-2022/
metadata.dc.relation.ispartof: Nas Nuvens... Congresso de Música
Aparece nas coleções:Artigo de Evento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tocando do jeito delas_ o piano como instrumento musicalizador de crianças com transtorno do espectro do autismo.pdf201.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.