Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/67144
Type: Tese
Title: Entre a memória e o esquecimento: as atividades musicais itabiritenses e a atuação do compositor negro Tertuliano Silva (1897-1973)
Authors: Filipe Nolasco Pedrosa
First Advisor: Edite Maria Oliveira da Rocha
First Referee: Martha Tupinambá de Ulhôa
Second Referee: Marcus Vinícius Fonseca
Third Referee: Maria Teresa Mendes de Castro
metadata.dc.contributor.referee4: Loque Arcanjo Júnior
Abstract: O distrito de Itabira do Campo (Minas Gerais, Brasil), desde 1923 designada cidade de Itabirito, é um berço de Corporações Musicais ainda ativas e com intensa produção musical. As atividades musicais da cidade, ao longo dos anos, acompanham o desenvolvimento social urbano, cuja pesquisa do passado musical itabiritense revela eventos, marcos históricos, sujeitos e instituições que ajudam e contribuem para construção de sua identidade. Este trabalho inclui uma narrativa sobre as atividades musicais compreendidas entre os anos de 1897-1973, identificadas nas fontes documentais pesquisadas. Na primeira parte, tratamos daquilo que foi registrado e conservado pela cidade, categorizando as festividades, musicistas e grupos que participaram da construção da cidade e uma abordagem da trajetória de duas corporações ativas no município: Santa Cecília (1896) e União Itabiritense (1930). Na segunda parte, passamos a investigar o compositor negro, norte mineiro Tertuliano Silva (1897-1973) e a escassez de informações sobre sua obra e atuação na cidade de Itabirito/MG, dialogando com as discussões sobre o racismo no campo musicológico brasileiro. Partindo de referenciais teóricos, como os estudos de Abdias do Nascimento (2016), Franz Fanon (2020), Kofi Agawu (2016), Philip Ewell (2021) e Jonatha do Carmo (2014), esta tese busca contribuir para a inclusão da produção acadêmica de pessoas negras no debate sistemático musicológico. Para a discussão sobre a não representatividade do compositor Tertuliano Silva, buscaremos através da investigação específica sobre Valsas – dentro de uma trajetória global, brasileira e itabiritense – demonstrar como essas composições dialogaram com espaços sociais legitimados (periódicos, corporações musicais e a indústria fonográfica), promovendo uma conexão do compositor com o universo da música hegemônica praticada e aculturada no Brasil. Para este estudo, tomou-se como exemplo um recorte de três composições de Tertuliano Silva, buscando os elementos e formas de apropriação da linguagem tonal, do estilo de composição e possíveis influências, entendidos como formas de condicionamentos de estruturas sociais hegemônicas que caracterizam o estilo do compositor e o tipo de produção realizada, culminando na assimilação de uma cultura que impede ou retarda o aparecimento de outras características e possibilidades ligadas as origens raciais e sociais do compositor.
Abstract: The district of Itabira do Campo (Minas Gerais, Brazil), which has been designated the city of Itabirito since 1923, is a cradle of music ensembles that are still active and produce intense music. Over the years, the city's musical activities have accompanied urban social development, and research into Itabirito's musical past reveals events, milestones, subjects and institutions that help and contribute to the construction of its identity. This work includes a narrative about the musical activities between 1897 and 1973, identified in the documentary sources researched. In the first part, we deal with what was recorded and preserved by the city, categorizing the festivities, musicians and groups that took part in the construction of the city and an approach to the trajectory of two corporations active in the municipality: Santa Cecília (1896) and União Itabiritense (1930). In the second part, we investigate the black composer from the north of Minas Gerais, Tertuliano Silva (1897-1973) and the scarcity of information about his work and performance in the city of Itabirito/MG, dialoguing with discussions about racism in the Brazilian musicological field. Based on theoretical references such as the studies of Abdias do Nascimento (2016), Franz Fanon (2020), Kofi Agawu (2016), Philip Ewell (2021) and Jonatha do Carmo (2014), this thesis seeks to contribute to the inclusion of the academic production of black people in the systematic musicological debate. For the discussion on the nonrepresentativeness of the composer Tertuliano Silva, we will seek through the specific investigation of Waltzes - within a global, Brazilian and Itabiritense trajectory - to demonstrate how these compositions dialogued with legitimized social spaces (periodicals, musical corporations and the recording industry), promoting a connection between the composer and the universe of hegemonic music practiced and acculturated in Brazil. For this study, an example was taken of three compositions by Tertuliano Silva, looking for elements and forms of appropriation of tonal language, compositional style and possible influences, understood as forms of conditioning of hegemonic social structures that characterize the composer's style and the type of production carried out, culminating in the assimilation of culture that prevents or delays the emergence of other characteristics and possibilities linked to the composer's racial and social origins.
Subject: Musicologia
Música negra - Minas Gerais
Silva, Tertuliano, 1897-1973
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/67144
Issue Date: 19-Aug-2022
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022 Tese NOLASCO - Versão Final.pdf10.89 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons