Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/67665
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Projeto de ensino: clubes de interesse em um curso de eletrotécnica: a transdisciplinaridade, multiletramentos e protagonismo juvenil
Autor(es): Arthur Döhler Machado Fernandes
primer Tutor: Junot de Oliveira Maia
primer miembro del tribunal : Luciana de Oliveira Silva
Segundo miembro del tribunal: Marina Morena dos Santos e Silva
Resumen: O foco deste projeto de ensino é a implementação de um currículo educacional inovador, direcionado aos alunos do curso técnico de eletrotécnica no IFRJ campus Volta Redonda (RJ), visando integrar transdisciplinaridade, multiletramentos e protagonismo juvenil através de clubes de debate. O objetivo é explorar como a inclusão de programação e tecnologia, especialmente Python, no currículo pode enriquecer o aprendizado dos alunos, estimulando a criatividade, a resolução de problemas complexos e a preparação para desafios tecnológicos futuros. Nosso projeto sugere que a abordagem transdisciplinar, combinada com o desenvolvimento de multiletramentos e a participação ativa dos alunos em clubes de debate, pode significativamente aprimorar a aprendizagem em informática, além de fomentar habilidades essenciais para o século XXI. A metodologia do projeto engloba atividades práticas, uso de ferramentas digitais como IDEs para Python, simuladores de circuitos e plataformas colaborativas, e a implementação de clubes de debate, com a avaliação centrada na criação de um sistema de monitoramento de energia. O projeto pretende ser aplicado em alunos do IFRJ campus Volta Redonda, com a diversidade de métodos e ferramentas empregadas refletindo um amplo espectro de competências digitais e analíticas.
Abstract: The focus of this teaching project is the implementation of an innovative educational curriculum aimed at students of the technical course in electrotechnics at the IFRJ campus Volta Redonda (RJ), seeking to integrate transdisciplinarity, multiliteracies, and youth protagonism through debate clubs. The objective is to explore how including programming and technology, especially Python, in the curriculum can enrich students' learning, stimulating creativity, complex problem-solving, and preparation for future technological challenges. Our project suggests that the transdisciplinary approach, combined with the development of multiliteracies and active student participation in debate clubs, can significantly enhance learning in informatics and foster essential skills for the 21st century. The project's methodology encompasses practical activities, using digital tools such as IDEs for Python, circuit simulators, and collaborative platforms, and the implementation of debate clubs, with the evaluation focused on creating an energy monitoring system. The project intends to be applied to students at the IFRJ campus Volta Redonda, with the diversity of methods and tools employed reflecting a broad spectrum of digital and analytical competencies.
Asunto: Linguagens – Línguas – Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação (EAD)
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/67665
Fecha del documento: 2-feb-2024
Aparece en las colecciones:Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
PROJET~1.PDF325.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.