Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/67682
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAmanda Souza Barcelospt_BR
dc.creatorPaulo Bruno Gomes Cruzpt_BR
dc.creatorRoberta Guimarães Corrêapt_BR
dc.date.accessioned2024-04-25T12:19:13Z-
dc.date.available2024-04-25T12:19:13Z-
dc.date.issued2020-
dc.citation.issue2pt_BR
dc.identifier.isbn9786588243831pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/67682-
dc.description.resumoUm dos grandes problemas enfrentados pelos professores da educação básica é a falta de motivação de seus alunos. Motivar os estudantes faz parte do processo de ensino e aprendizagem, uma vez que um estudante não motivado apresenta dificuldades para se apropriar do conteúdo estudado. A ausência da motivação pode estar relacionada ao uso constante de uma abordagem tradicional que, na maioria das vezes, apresenta o conteúdo de forma não contextualizada e sem o compromisso de realizar conexões com a realidade dos estudantes. Nesse contexto, uma das estratégias que pode ser utilizada para favorecer a motivação dos estudantes é a de trazer significado para o conteúdo a ser ensinado (TAPIA E FITA, 2006). Deste modo, trazer elementos que tornam o ensino mais próximo da realidade do estudante pode contribuir para uma aprendizagem mais significativa. Neste trabalho, foi apresentado um breve relato do uso de um estudo de caso para discussão de conteúdos sobre os gases. Durante o processo de resolução do caso, os alunos apresentaram maior participação, em comparação às atividades tradicionais, além de terem demonstrado maior interesse em solucionar o caso. Esse relato pode ser útil para professores que buscam alternativas de ensino que são norteadas por metodologias mais ativas, que visam promover uma maior participação dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, a partir deste trabalho o professor tem acesso a um caso já desenvolvido e aplicado em sala de aula e pode avaliar a viabilidade do uso desse caso no seu contexto de trabalho.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.departmentICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro de Ensino de Ciências por Investigaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subject.otherQuímica (Primeiro grau) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherAprendizagem baseada na pesquisapt_BR
dc.titleO mergulho de Denis: um relato sobre o estudo de caso no contexto do conteúdo de gasespt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://www.even3.com.br/anais/eneci2020/267523-o-mergulho-de-denis--um-relato-sobre-o-estudo-de-caso-no-contexto-do-conteudo-de-gases/pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0000-4070-0771pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4720-5401pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O mergulho de Denis (1).pdf99.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.