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dc.creatorLucimar Venâncio Amaralpt_BR
dc.creatorNathália Duarte Souza Alvarenga Santospt_BR
dc.creatorVinícius Rückert Rosopt_BR
dc.creatorRita de Cássia de Oliveira Sebastiãopt_BR
dc.creatorFabrício José Pacheco Pujattipt_BR
dc.date.accessioned2024-04-29T12:21:17Z-
dc.date.available2024-04-29T12:21:17Z-
dc.date.issued2021-
dc.citation.volume135pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1016/j.rser.2020.110196pt_BR
dc.identifier.issn1879-0690pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/67807-
dc.description.abstractNovas tecnologias para melhorar o desempenho e a eficiência dos motores de combustão interna estão relacionadas com o aumento da resistência à detonação nos combustíveis. Aromáticos, parafinas e aditivos à base de chumbo na gasolina são usados ​​para aumentar a octanagem, mas alguns deles são tóxicos, cancerígenos ou caros. Atualmente, diversas alternativas para aumento de octanagem são consideradas e compostos oxigenados estão despertando interesse, como o etanol. Este composto é uma fonte de energia renovável, que pode reduzir a dependência do petróleo e também pode ser utilizado de forma adequada em gasolinas como mistura. O uso do etanol, amplamente notado no Brasil e nos Estados Unidos, aumenta a octanagem, a eficiência térmica e a potência do motor devido ao efeito de resfriamento da carga e à capacidade de expansão molar. Para o mesmo motor e condições de operação, a octanagem e o desempenho do motor estão diretamente correlacionados. O presente estudo discute a influência da composição da mistura de gasolina no desempenho do motor através da análise do processo de combustão. Para isso, amostras de misturas de gasolina com diferentes números RON foram avaliadas experimentalmente em um motor de pesquisa monocilíndrico em condições de alta carga e velocidade. Estas condições foram selecionadas por serem pontos potenciais de operação para ocorrência de detonação. Os resultados mostram que apesar do aumento no teor de aromáticos das amostras de gasolina e consequentemente das melhorias na octanagem e no desempenho do motor, isso não é compensado pelo custo. Por exemplo, a utilização de mistura de gasolina com maior percentual de etanol resultou em redução de mais de 23% no custo da potência líquida (kW) e de até 32% na emissão específica de NOx.pt_BR
dc.description.resumoNew technologies to improve the performance and efficiency of internal combustion engines are related to enhance knock resistance in fuels. Aromatics, Paraffins and Lead-based additives in gasoline are used to increase octane rating, but some of these are toxic, carcinogenic or expensive. Nowadays, several alternatives for octane boosting is considered and oxygenated compounds are attracting interest, as ethanol. This compound is a renewable energy source, which can reduce the oil dependence and also can be appropriately used in gasolines as a blend. Ethanol use, widely noticed in Brazil and United States, increase octane rating, thermal efficiency and engine power due to the charge cooling effect and molar expansion capacity. For the same engine and operation conditions, octane rating and engine performance are directly correlated. The present study discusses about the influence of gasoline blend composition on the engine performance by the combustion process analysis. For this, samples of gasoline blends with different RON numbers were experimentally evaluated on a single cylinder research engine in high load and speed conditions. These conditions were selected as they are potential operation points for knock occurrence. The results show that despite the increase in aromatic content of gasoline samples and consequently the improvements in octane rating and engine performance, it is not compensated by the cost. For instance, the use of gasoline blend with higher ethanol percentage, resulted in reduction of more than 23% in net power (kW) cost and up to 32% of NOx specific emission.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICApt_BR
dc.publisher.departmentICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRenewable and Sustainable Energy Reviewspt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectGasoline blendspt_BR
dc.subjectOxygenated compoundspt_BR
dc.subjectOctane ratingpt_BR
dc.subjectEthanolpt_BR
dc.subject.otherGasolinapt_BR
dc.subject.otherMotores de combustão internapt_BR
dc.subject.otherEnergia - Fontes alternativaspt_BR
dc.subject.otherMotores - Combustãopt_BR
dc.subject.otherÁlcoolpt_BR
dc.titleEffects of gasoline composition on engine performance, exhaust gases and operational costspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S136403212030486Xpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8040-7385pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8148-1488pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6001-6731pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5158-7783pt_BR
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