Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/67964
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Uso abusivo e indiscriminado de Benzodiazepínico: proposta de intervenção na Unidade Básica de Saúde 6 no município de Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais
Autor(es): Rafael Nogueira Perroud Graciano
Primeiro Orientador: Andrea Gazzinelli Correa De Oliveira
Primeiro membro da banca : Matilde Meire Miranda Cadete
Segundo membro da banca: Andrea Gazzinelli Correa De Oliveira
Resumo: O uso abusivo de benzodiazepínicos vem se tornando um problema de saúde pública pelo fato de ser um dos medicamentos mais usados no Brasil e no mundo em situações nem sempre justificadas e geralmente por longos períodos de tempo. Esse uso indevido e prolongado acarreta uma série de efeitos adversos que comprometem a saúde do paciente. Na Unidade Básica de Saúde 6, um dos problemas mais frequentes identificados pela equipe foi o uso abusivo de benzodiazepínicos. Portanto, o objetivo deste trabalho foi elaborar um plano de intervenção para diminuição do uso indiscriminado e indevido de benzodiazepínicos pelos usuários na Estratégia Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde 6, município de Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais. O problema foi identificado utilizando o Método da Estimativa Rápida, parte do Planejamento Estratégico Situacional. Foi realizada a revisão bibliográfica nas bases de dados online no portal da Biblioteca Virtual em Saúde, no Medical Literature Analysis and Retrieval System Online e Scientific Electronic Library Online, além de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e da equipe de saúde da Unidade Básica de Saúde local. Foram definidas ações dentro de um plano de intervenção, capazes de solucionar os três “nós críticos” identificados: dependência da medicação benzodiazepínica por parte dos pacientes, renovações inadequadas de receita por parte dos médicos e falta de articulação entre os setores da rede de saúde. Para cada um foi desenhada uma operação específica. Este estudo permitiu planejar ações para reverter a realidade do serviço na unidade básica, visando a melhoria da assistência ao paciente com transtorno mental. Esta proposta servirá para a implementação de políticas voltadas à saúde mental no município.
Assunto: Saúde Mental
Ansiedade
Depressão
Receptores de GABA-A
Atenção Primária à Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: MED - DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA SOCIAL
Curso: Curso de Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/67964
Data do documento: 17-Out-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC RAFAEL GRACIANO FINALIZADO.pdf303.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.