Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/68005
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A identificação dos perfis socioculturais dos redatores de corpora históricos: encaminhamentos metodológicos
Título(s) alternativo(s): The identification of sociocultural profiles of historical corpora writers: methodological procedures
Autor(es): Célia Regina Dos Santos Lopes
Márcia Cristina de Brito Rumeu
Resumo: Este artigo expõe encaminhamentos metodológicos conduzidos por dois modelos de análise piloto responsáveis não só por auxiliar o processo de reconstrução do perfil sociocultural do redator com base em traços linguísticos da missiva histórica, mas também por evidenciar, através de vestígios gráficos, o grau de letramento de missivistas de sincronias passadas. Assim sendo, argumentamos, num primeiro momento, sobre a relevância de o linguista-pesquisador atentar para as informações relacionadas aos perfis socioculturais que se mostram circunscritas ao próprio documento, cotejando-as com informações arquivísticas e enciclopédicas acerca de redatores socialmente conhecidos. Num segundo momento, buscamos expor através das potencialidades da ferramenta computacional de edição (Programa E-dictor), traços dos graus de letramento de missivistas socialmente desconhecidos. Com base nessa proposta de análise piloto de traços gráficos e grafo-fonéticos em manuscritos históricos, constatamos se tratar de informantes dotados de um baixo grau de letramento, considerando as sistemáticas evidências de hipossegmentações e hipersegmentações não só em contextos de formas presas, mas também em ambiências de fronteiras silábicas.
Abstract: This article presents methodological procedures guided by two models of pilot analysis responsible not only for helping the process of reconstruction of the sociocultural profile of the writer based on traces expressed in the historical missive, but also for evidencing, through of graphic traces, the degree of literacy of writers from past synchrony. Thus, we argue, at first, about the relevance of the linguist-researcher to look for informations associated to sociocultural profiles that are confined to the document itself, comparing them with archival and encyclopedic informations about socially known writers. In a second moment, we seek to expose through the potentialities of the computational tool of edition (E-dictor Program), features of the degrees of literacy of socially unknown writers. Based on this proposed pilot analysis of graphic features and graph-phonetic in historical manuscripts, we make out the treatment of informants with low literacy level, taking into account the strategies of hiposegmentation and hypersegmentation in different contexts of remand forms, but also in ambiences of syllabic borders.
Assunto: Linguística de corpus
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.35520/diadorim.2018.v20n0a23272
URI: http://hdl.handle.net/1843/68005
Data do documento: 2018
metadata.dc.url.externa: https://revistas.ufrj.br/index.php/diadorim/article/view/23272
metadata.dc.relation.ispartof: Diadorim
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