Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/68064
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mauro Camilo de Chantal Santospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9763155547633602pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Heron Alvim Moreirapt_BR
dc.contributor.referee1Thais Maura Marquespt_BR
dc.contributor.referee2Myrian Ribeiro Aubinpt_BR
dc.contributor.referee3Patrícia Valadão Almeida de Oliveirapt_BR
dc.creatorNeander Cândido da Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0437863546435626pt_BR
dc.date.accessioned2024-05-02T21:15:14Z-
dc.date.available2024-05-02T21:15:14Z-
dc.date.issued2023-09-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/68064-
dc.description.abstractThis research aims to adress the musical intertextuality present in the Estudos Transcendentais by Francisco Mignone (1897-1986), especially related to Claude Debussy's piano preludes. Composed in 1931, Mignone's work is set up into six studies: Velho thema, A morte de Anhanguera, A voz da floresta, No coqueiral, A menina dos cabelos cor de graúna and Sacy. As a theoretical reference, we will be supported by some works as Gilmara Viviane Castor de Andrade (2001), Sandra Loureiro de Freitas Reis (2001), José Eduardo Martins (1982 e 1997), Rúben López-Cano (2007) and João Francisco de Souza Corrêa (2019). Among this research's goals is the intention of spreading Francisco Mignone´s Estudos Transcendentais as much as possible, as well as contributing to expand Brazilian music's outlook as a reflection of many compositional processes, whose aesthetics are not inherent to Brazil. This dissertation is set up into three chapters. First, we approach historical French impressionist school's data in pictorial art and, consequently, its extensions to the music. The second one, relates these impressionist traits to the Brazilian music's output on one hand, and, on the other hand, into Mignone´s repertoire. At last, but not at least, we will be discussing the musical intertextuality into the Mignone´s Estudos Transcendentais, especially found in some of Claude Debussy's piano solo preludes.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo abordar a intertextualidade musical presente nos Estudos Transcendentais de Francisco Mignone (1897-1986), especialmente em relação aos Prelúdios (1909-1913) de Claude Debussy (1862-1918). Compostos em 1931, essa obra é formada por seis estudos: Velho thema, A morte de Anhanguera, A voz da floresta, No coqueiral, A menina dos cabelos cor de graúna e Sacy. Como referencial teórico, apoiamo-nos nos trabalhos de Gilmara Viviane Castor de Andrade (2001), Sandra Loureiro de Freitas Reis (2001), José Eduardo Martins (1982 e 1997), Rúben López-Cano (2007) e João Francisco de Souza Corrêa (2019). Como objetivo desta pesquisa, pretendemos divulgar os Estudos Transcendentais de Francisco Mignone e contribuir para ampliar a visão da música brasileira como reflexo de vários processos composicionais, cujas estéticas não nasceram no Brasil. Esta dissertação está estruturada em três capítulos. No primeiro capítulo, abordamos dados históricos sobre a escola impressionista francesa na arte pictórica e, consequentemente, suas extensões à música. No segundo capítulo, relacionamos esses traços impressionistas com a música brasileira, em particular, na produção de Mignone. No terceiro e último capítulo, discorremos sobre a intertextualidade musical presente nos Estudos Transcendentais de Mignone, especialmente em relação a alguns dos prelúdios para piano do compositor francês Claude Debussy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMUSICA - ESCOLA DE MUSICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEstudos transcendentaispt_BR
dc.subjectFrancisco Mignonept_BR
dc.subjectImpressionismo brasileiropt_BR
dc.subjectIntertextualidade musicalpt_BR
dc.subjectMúsica brasileirapt_BR
dc.subjectTranscendental studiespt_BR
dc.subjectBrazilian impressionismpt_BR
dc.subjectMusical Intertextualitypt_BR
dc.subjectBrazilian musicpt_BR
dc.subject.otherMignone, Francisco, 1897-1986pt_BR
dc.subject.otherMúsica - Análise, apreciaçãopt_BR
dc.titleEstudos transcendentais de Francisco Mignone: uma abordagem intertextualpt_BR
dc.title.alternativeFrancisco Mignone's transcendental studies: an intertextual approachpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.embargo2025-09-30-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Neander Cândido da Silva.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrictionUntil??? 2025-09-30
Estudos Transcendentais de Francisco Mignone: uma abordagem intertextual24.94 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons