Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/68128
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Contribuições da arte ao atendimento educacional especializado e à inclusão escolar
Título(s) alternativo(s): Contributions from the field of art to special education services and to school inclusion
Autor(es): Libéria Rodrigues Neves
Resumen: Este texto objetiva propor uma discussão acerca das contribuições da Arte ao Atendimento Educacional Especializado, direcionado ao público-alvo da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Com base na teoria da Cognição Imaginativa, busca-se apresentar a arte como área de conhecimento dotada de características que dialogam com os objetivos dos trabalhos desenvolvidos nas Salas de Recursos Multifuncionais, oferecidos aos alunos com deficiências, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades e três modelos de trabalho com Arte e Inclusão são relatados: 1) uma oficina desenvolvida na ONG Nosso Sonho (SP), reunindo seis crianças com paralisia cerebral, descrita em Tese de doutorado em Artes Visuais (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo); 2) um livro que sistematiza quinze anos de trabalho do Instituto Rodrigo Mendes (RJ), que desenvolve projetos em arte-educação para sujeitos com e sem deficiência; e, 3) o trabalho da ONG Corpo Cidadão, que, em uma de suas unidades de educação social, desenvolve oficinas de arte com alunos de escola especial juntamente com alunos de escolas regulares, na grande Belo Horizonte. Enfocando a criação e imaginação como uma atividade humana, e não como uma faculdade dada a priori, o ensaio propõe que a arte deve ser um componente nas atividades desenvolvidas nos espaços de Atendimento Educacional Especializado, direcionadas, principalmente, aos alunos com deficiências intelectuais.
Abstract: The aim of this paper is to propose a discussion about the contributions from the field of Arts to Special Education Services (SES), addressing the target of Special Education, under the perspective of Inclusive Education. Based on the Imaginative Cognition theory, we sought to present the field of Arts provided with features that dialogue with the objectives of the studies carried out in Multifunctional Resources Classrooms, provided to students with disabilities, global developmental disorders, and gifted students and three model services with and Arts and Inclusion are reported: 1) a workshop carried out by Nosso Sonho [Our Dream] NGO (SP), with six children with cerebral palsy, and that was described in a Visual Arts Doctoral Thesis at Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) [School of Communication and Arts at University of São Paulo] - Brazil; 2) a book that systematizes the fifteen-year work at Instituto Rodrigo Mendes (RJ) [Rodrigo Mendes Institute at the state of Rio de Janeiro/Brazil], and that carries out projects in Arts Education for subjects with and without deficiencies; and finally, 3) and the work of Corpo Cidadão [Citizen Body ] NOG, which, in one their facilities of social education, carries out Arts workshops with students of special education schools, together with regular education schools, in the metropolitan region of Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. Focusing on creation and imagination as human activities, and not as a faculty given a priori, we conclude the work proposing Arts as a component for the activities developed on the spaces of SES, directed mainly to the students with intellectual disabilities.
Asunto: Educação especial
Arte
Cognição
Inclusão em educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382317000400002
URI: http://hdl.handle.net/1843/68128
Fecha del documento: 2017
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/rbee/a/ZzmNgKnzXcJh3w5nyrZJpMx/abstract/?lang=pt#
metadata.dc.relation.ispartof: Revista brasileira de educação especial
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Contribuições da arte ao atendimento educacional especializado e à inclusão escolar.pdf149.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.