Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/68129
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLibéria Rodrigues Nevespt_BR
dc.creatorJéssica Gonçalves Santomauropt_BR
dc.date.accessioned2024-05-07T20:50:09Z-
dc.date.available2024-05-07T20:50:09Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.volume11pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage87pt_BR
dc.citation.epage99pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2554pt_BR
dc.identifier.issn2175-1609pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/68129-
dc.description.abstractOne of the greatest achievements of anti-racial battle in Brazil lies on the promulgation of Law 10.639/03, which establishes that, from there on, it is obligatory the inclusion of History of Africa and Africans in the institutions of Elementary Education and High School, both the private and public one, as well as the teaching of Afro-Brazilian Culture. Therefore, teachers are stimulated to teach by means of theoretical and practical researches that oppose the Eurocentric model of history held at schools as unmatched and sovereign. The resources to do so consist of pedagogical material and projects, which include the use of literature. We mean to emphasize the latter, as anartistic manifestation that, beside its aesthetic function, uses language as a means for communication and interaction, for spreading culture and for knowledge democratization. Thus, whether constituting a didactic or paradidactic material used teaching for approaching a subject. However, it is not uncommon at school libraries books that reproducestereotyped and widespread characterization of the African continent. In this sense, the present article intends to discuss, by means of the choice of some literary works, the alternative of privilege narratives produced by African writers, having as a reference to General History of Africa Collection, produced by UNESCO, and the guidelines of the Brazilian educational legislation.pt_BR
dc.description.resumoUma das grandes conquistas da luta antirracial no Brasil reside na promulgação da Lei 10.639/03, a qual estabelece que, a partir de então, passa a ser obrigatória a inclusão do estudo da História da África e dos Africanos nos estabelecimentos de Ensino Fundamental ou Médio, sejam privados ou públicos, bem como o ensino da Cultura Afro-Brasileira. Diante disso, os professores são incentivados a ensinar por meio de pesquisas teóricas e práticas que se contraponham à vertente eurocêntrica da história tratada nas escolas como única e soberana. Os recursos para tal consistem em materiais e projetos pedagógicos, os quais incluem o uso da literatura. Quer-se aqui destacar esta última, enquanto manifestação artística, que, além de sua função estética, utiliza a língua como um instrumento de comunicação e interação, de difusão da cultura e democratização do conhecimento. Deste modo, constituindo-se como material didático ou paradidático utilizado na educação para a abordagem de um tema. Entretanto, não são raros nas bibliotecas escolares os livros que reproduzem caracterizações exacerbadas, que limitam sociedades a certos costumes, ou disfarçam-se de histórias genuinamente africanas, de modo a apresentar aos leitores um continente de maneira estereotipada e generalizada. É neste sentido que o presente artigo busca discutir o uso da literatura como recurso para o ensino da História da África e suas culturas, nas quais encontram-se origens de grande parte da população brasileira, destacando-se, por meio de exemplos, a alternativa de privilegiar narrativas produzidas por autores africanos.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista triângulopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectÁfricapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subject.otherLiteraturapt_BR
dc.subject.otherÁfricapt_BR
dc.subject.otherHistóriapt_BR
dc.subject.otherCulturapt_BR
dc.titleA importância da literatura africana no ensino da história e das culturas da África: a desconstrução da ideia de um continente genéricopt_BR
dc.title.alternativeThe importance of african literature in teaching of african history and cultures: a deconstruction of the idea of a generic continentpt_BR
dc.title.alternativeLa importancia de la literatura africana en la enseñanza de la historia y las culturas de áfrica: la deconstrucción de la idea de un continente genéricopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2554pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7818-4434pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.