Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/68137
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Daniervelin Renata Marques Pereirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9783235143754513pt_BR
dc.contributor.referee1Luciano Magnoni Tocaiapt_BR
dc.contributor.referee2Conrado Moreira Mendespt_BR
dc.creatorLuíza Martins dos Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2960040418166377pt_BR
dc.date.accessioned2024-05-08T00:12:54Z-
dc.date.available2024-05-08T00:12:54Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/68137-
dc.description.abstractThe present work seeks to understand how the true crime documentary series, O Caso Evandro, is discursively organized in terms of narrative strategies. The series, launched in 2020 and organized into nine episodes, tells the story of the boy Evandro who disappeared in Paraná in the 90s and the consequences of this case. Our general objective, in this research, is to try to understand how these discursive and narrative mobilizations represented the crime and the accused involved in the series' plot. For this, we use French Semiotic theory as a reference, supported by the works of several authors such as Barros (2002; 2005), Fiorin (2001; 2012), Greimas (2014), Fontanille and Tsala-Effa (2019), Matte (2005), among others, to answer our research question about the strategies that constructed the effects and opinions of meaning in the work. Based on a precise methodological approach, we listed as a final corpus the moments of the series that would be of interest to us, prioritizing, in this sense, five sets of scenes that harbored doubts regarding the actual effects on the plot. The analysis is organized into three minimal narratives and examines the different actantial positions assumed by the discursive actors in the series, investigates narrative manipulations and transformations in the narrative paths, studies the themes and figures located in the plot and examines the projections of person and time in the utterance . In view of the analysis of our research object, we came to the conclusion that the series discursively guides its narrative strategies to exonerate the accused, updating their image to those enunciated in the production. Our results allow us to say that, although there is a diversity between the actantial positions that the actors assume throughout the plot, the plot constructs, from the beginning, an attempt to redeem the accused through the narrative and discursive strategies present in the work. Furthermore, we also consider that the opinions expressed by the narrator are used as sanctions, positive or negative, for the actants, guiding the apprehension of the image of the accused and others involved by the narratees/enunciatees of the work. We conclude our research by addressing some possible paths for analyzing content from the documentary genre and the universe of true crimes, as well as encouraging the use of French Semiotics in this type of object of study, considering the contributions of its applicability.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca compreender como a série do tipo documental true crime (crimes reais), O Caso Evandro, se organiza discursivamente em termos de estratégias narrativas. A série, lançada em 2020 e organizada em nove episódios, conta a história do menino Evandro desaparecido no Paraná nos anos 90 e os desdobramentos desse caso. Nosso objetivo geral, nesta pesquisa, é o de procurar entender como essas mobilizações discursivas e narrativas, representaram o crime e os acusados envolvidos na trama do seriado. Para isso, utilizamos como referência a teoria Semiótica Francesa, apoiadas nas obras de diversos autores como Barros (2002; 2005), Fiorin (2001; 2012), Greimas (2014), Fontanille e Tsala-Effa (2019), Matte (2005), entre outros, para responder nossa questão de pesquisa sobre as estratégias que construíram os efeitos e pareceres de sentido na obra. A partir de um recorte metodológico preciso, elencamos como corpus final os momentos da série que seriam de nosso interesse, priorizando, nesse sentido, cinco conjuntos de cenas que guardavam dubiedades em relação aos efeitos de verdade na trama. A análise se organiza em três narrativas mínimas e examina as diversas posições actanciais assumidas pelos atores discursivos no seriado, investiga as manipulações e transformações narrativas nos percursos narrativos, estuda os temas e as figuras localizados na trama e examina as projeções de pessoa e tempo no enunciado. Diante da análise do nosso objeto de pesquisa, chegamos à conclusão de que a série orienta discursivamente suas estratégias narrativas para inocentar os acusados, atualizando a imagem deles aos enunciatários da produção. Nossos resultados nos permitem dizer que, embora haja uma diversidade entre as posições actanciais que os atores assumem ao longo do enredo, a trama constrói, desde o início, uma tentativa de redenção aos acusados por meio das estratégias narrativas e discursivas presentes na obra. Ademais, também consideramos que as opiniões expressas pelo narrador são utilizadas como sanções, positivas ou negativas, aos actantes, orientando a apreensão da imagem dos acusados e demais envolvidos pelos narratários/enunciatários da obra. Finalizamos nossa pesquisa abordando alguns caminhos possíveis para a análise de conteúdos do gênero documentário e do universo dos crimes reais bem como um estímulo à utilização da Semiótica Francesa nesse tipo de objeto de estudo, considerando as contribuições de sua aplicabilidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/*
dc.subjectSemiótica francesa; True crime, Série documental; O Caso Evandropt_BR
dc.subject.otherO Caso Evandro (Programa de televisão)pt_BR
dc.subject.otherNarrativa na televisãopt_BR
dc.subject.otherTelevisão - Semióticapt_BR
dc.subject.otherTelevisão – Programaspt_BR
dc.titleEstratégias discursivas para a narração de um crime: uma análise semiótica da série O Caso Evandropt_BR
dc.title.alternativeDISCURSIVE STRATEGIES FOR A NARRATION OF A CRIME: a semiotic analysis of the series O Caso Evandropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstrategiasDiscursivasParaANarracaoDeUmCrime.pdfEstrategiasDiscursivasParaANarracaoDeUmCrime2.71 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons