Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/68172
Type: Artigo de Periódico
Title: O Grupo de Estudos Ações Afirmativas (GEAA): uma construção coletiva de estudantes negras(os)
Other Titles: The Affirmative Actions Study Group (GEAA): a collective construction of black students
El Groupe d'Étude des Actions Affirmatives (GEAA): une construcción colectiva de estudiantes negros
Le Groupe d'Étude des Actions Affirmatives (GEAA): une construction collective des étudiants noir
Authors: Roberta Batista de Faria
Aline Neves Rodrigues Alves
Natalino Neves da Silva
Abstract: Este artigo busca apresentar os sentidos que estudantes negras e não negras atribuem ao Grupo de Estudos Ações Afirmativas (GEAA). O GEAA é uma das ações realizadas pelo Programa Ações Afirmativas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Deste modo, por meio das narrativas históricas de suas/seus integrantes, buscamos compreender a importância deste tipo de aquilombamento acadêmico. Os diálogos realizados pelo GEAA apontam em direção à futuridade das lutas antirracistas, pois as sujeitas, com as quais dialogamos, protagonizam, em diferentes espaços formativos, o seu compromisso ético e político frente às desigualdades sociorraciais.
Abstract: This article seeks to present the meanings that black and non-black students attribute to the Affirmative Action’s Study Group (GEAA). The GEAA is one of the actions carried out by the Affirmative Action’s Program at UFMG. In this way, through the historical narratives of its members, we seek to understand the importance of this type of academic settlement. The dialogues carried out reveal that GEAA points towards the futurity of anti-racist struggles, as the subjects with whom we dialogue carry out their ethical and political commitment in the face of socio-racial inequalities in different training spaces.
Subject: Relações Éticas
Cultura negra e identidades
Programas de ação afirmativa
Educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/68172
Issue Date: 2022
metadata.dc.url.externa: https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1447
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN)
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.