Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/68179
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dc.creatorVera Lúcia Nogueirapt_BR
dc.creatorLuciano Mendes de Faria Filhopt_BR
dc.date.accessioned2024-05-10T18:28:23Z-
dc.date.available2024-05-10T18:28:23Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.volume6pt_BR
dc.citation.spage13pt_BR
dc.citation.epage29pt_BR
dc.identifier.issn2183-0479pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/68179-
dc.description.abstractThis article presents a study of public and private initiatives of adults education and instruction, developed through night classes, in varied spaces the sociability network of Brazilian provinces, which dates from the second half of the nineteenth century. Taking as sources, newspapers of the Annals of the Legislative Assembly Provincial, province residents messages, schools inspection reports, all of which are available in Brazilian Digital Periodicals of Minas Gerais Public File. We attempted to incorporate the repertoires used by different subject which promised to marginalized Brazilian population, varied cultural spaces of sociability network in which developed the initiatives and education, instruction. It was found that Brazilian citizens have built a framework of strategies of socialization to transform the traditions, behaviors and the mentality of the poor adult population, free, naive or slaved, with purpose to civilize them, as well as inserting them the broader project of building a modern nation.pt_BR
dc.description.resumoO artigo apresenta um estudo sobre as iniciativas públicas e particulares de instrução e educação de adultos desenvolvidas por meio de aulas noturnas, nas províncias brasileiras em variados espaços de sociabilidades, a partir da segunda metade do século XIX. Tomando como fontes, jornais da época, Anais da Assembleia Legislativa Provincial, Mensagens dos presidentes de província, relatórios de inspeção das escolas, disponíveis no Arquivo Público Mineiro e na Hemeroteca Digital Brasileira, buscou‑se apreender os repertórios utilizados pelos diferentes sujeitos que disponibilizaram à população marginalizada da sociedade brasileira variados espaços culturais de sociabilidades nos quais se desenvolviam as iniciativas de instrução e educação. Constatou‑se que os cidadãos brasileiros construíram um quadro de estratégias de socialização para transformar os costumes, os comportamentos e a mentalidade da população pobre adulta, livre, liberta, ingênua e escravizada, com propósito de civilizá‑la e, bem assim, inseri‑la num projeto mais amplo de construção de uma nação moderna.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLARpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofHistória: revista da Faculdade de Letras da Universidade do Portopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectImpério brasileiropt_BR
dc.subject.otherEducação de adultospt_BR
dc.subject.otherCidadaniapt_BR
dc.subject.otherEscolarizaçãopt_BR
dc.subject.otherBrasil imperialpt_BR
dc.titleEscolarização, trabalho e cidadania: a educação de adultos no Brasil no século XIXpt_BR
dc.title.alternativeSchooling, work and citizenship: adult education in Brazil in the 19th centurypt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/1714pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4589-6010pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1023-7138pt_BR
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