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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Sociabilidades, edição, educação: o Annuário Brasileiro de Literatura como projeto educativo (1937-1944)
Título(s) alternativo(s): Sociabilities, edition, education: The Brazilian Literature Yearbook as an education project (1937-1944)
Autor(es): Luciano Mendes de Faria Filho
Resumen: Este artigo se propõe a analisar o periódico Annuário Brasileiro de Literatura (ABL), publicado entre 1937 e 1944, como lugar de sociabilidade e órgão de educação da intelectualidade brasileira. O ABL se constituiu, no período, num dos mais importantes e influentes periódicos brasileiros. No texto, buscamos mostrar que ele fazia parte de um investimento de construção da unidade nacional, do intercâmbio entre agentes intelectuais diversos (escritores, editores, jornalistas etc.) e de um esforço para colocar o Brasil no concerto das nações civilizadas. O periódico propunha o congraçamento da intelectualidade a favor da unidade nacional, ao mesmo tempo que reafirmava que tal unidade não poderia prescindir da riqueza de nossa diversidade histórica, cultural e geográfica. Finalmente, apontamos que o ABL buscava educar e mobilizar os intelectuais sem descurar, no entanto, de um olhar sobre a educação escolar vista como uma condição, ou como um obstáculo, à ampliação do mercado editorial e, portanto, do esclarecimento da população brasileira.
Abstract: This article aims to analyze the periodic Annuário Brasileiro de Literatura (Brazilian Literature Yearbook, ABL), published between 1937 and 1944, as a place of sociability and as an education organ of Brazilian intellectuality. ABL became in the period, one of the most important and influent Brazilian periodic publications. In the text, we intend to demonstrate that it was part of an investment for the construction of national unity, of an exchange among several intellectual agents (writers, editors, journalists, etc.) and an effort to put Brazil in a group of civilized nations. The periodic proposed the conciliation of intellectuality in favor of national unity, while at the same time reaffirming that such unity could not do away with the richness of our historical, cultural and geographic diversity. Finally, we pointed that the ABL aimed to educate and mobilize the intellectuals; however, they did not stop themselves from looking at school education as a condition, or an obstacle to the amplification of the editorial market - and, therefore, of the clarification of the Brazilian population.
Asunto: Intelectuais
Brasil - Historia - Estado Novo, 1937-1945.
Periódicos brasileiros
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.53220
URI: http://hdl.handle.net/1843/68180
Fecha del documento: 2017
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/er/a/TnW6NJsWsWSFZdpz4QwQcVB/?lang=pt
metadata.dc.relation.ispartof: Educar em revista
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