Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/68243
Type: Artigo de Periódico
Title: Da Faculdade de Filosofia à Faculdade de Educação da UFMG: a invenção de uma instituição
Other Titles: De la Facultad de Filosofía a la Facultad de Educación: la invención de una institución
Authors: Luciano Mendes de Faria Filho
Nelma Marçal Lacerda
Priscilla Nogueira Bahiense
Abstract: Neste texto propomo-nos a analisar algumas das facetas da constituição da Faculdade de Educação da UFMG, instituição parida no interior dos debates acerca da necessária reforma das universidades brasileiras, na década de 1960. A perspectiva a partir da qual analisamos a criação e a institucionalização inicial da Faculdade é a da história das instituições escolares. Neste trabalho, as fontes utilizadas são, fundamentalmente, referentes ao acervo histórico da Faculdade de Educação, que estão sob a guarda do Centro de Pesquisa, Memória e Documentação (CEDOC), da própria instituição e, também, entrevistas realizadas e transcritas pelo projeto de História Oral do Museu da Escola “Professora Ana Maria Casasanta”. Os três departamentos por meio dos quais a Faculdade de Educação da UFMG se organizou naquele momento e manteve até hoje – Administração Escolar, Ciências Aplicadas à Educação e Métodos e Técnicas de Ensino – são muito similares aos de outras Faculdades de Educação do país, dão visibilidade e atualizam a perspectiva muito forte nos anos de 1960 e nas décadas seguintes, de dividir as grandes questões da educação escolar e da formação de professores, função precípua da faculdade de educação, em três grandes dimensões autônomas, ainda que articuladas: os fundamentos da educação, as didáticas e metodologias de ensino e a administração escolar.
Abstract: En este texto nos proponemos a analizar algunas de las facetas de la constitución de la Facultad de Educación de la Universidad Federal de Minas Gerais (UFMG), institución parida en el interior de los debates acerca de la necesaria reforma de las universidades brasileñas, en la década de 1960. La perspectiva a partir de la cual analizamos la creación y la institucionalización inicial de la Facultad es la de la historia de las instituciones escolares. En este trabajo, utilizamos, fundamentalmente, fuentes referentes al acervo histórico de la Facultad de Educación, que están bajo custodia del “Centro de Pesquisa, Memória e Documentação (CEDOC)”, de la propia institución y, por otro lado, entrevistas realizadas y transcritas en el proyecto de Historia Oral del Museo de la Escuela de Minas Gerais “Professora Ana Maria Casasanta”. Los tres departamentos por medio de los cuales la Facultad de Educación se organizó, en aquel momento y hasta hoy – Administración Escolar, Ciencias Aplicadas a la Educación, Métodos y Técnicas de Enseñanza – son muy similares a los de otras Facultades de Educación de Brasil, dan visibilidad y actualizan la perspectiva muy fuerte, en los años 1960 y en las décadas siguientes, de dividir las grandes cuestiones de la educación escolar y de la formación de profesores, función precipua de la Facultad de Educación, en tres grandes dimensiones autónomas, aunque articuladas: los fundamentos de la educación, las didácticas y metodologías de enseñanza y la administración escolar.
Subject: Reforma universitaria
Universidades
Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.51359/2448-0215.2022.254582
URI: http://hdl.handle.net/1843/68243
Issue Date: 2022
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/article/view/254582
metadata.dc.relation.ispartof: Tópicos educacionais
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