Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/68244
Type: Artigo de Periódico
Title: Resistir e esperançar: os desafios à gestão universitária em tempos sombrios
Other Titles: Resist and hope: the challenges of university management in dark times
Resistir y esperanzar: desafíos de la gestión universitaria en tiempos oscuros
Authors: Luciano Mendes de Faria Filho
Abstract: O texto é uma saudação às colegas e aos colegas da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais que, em tempo tão difíceis, aceitaram nos conduzir, assumindo a gestão da instituição nos quadriênios 2018-2022 e 2022-2026. Tarefa difícil, mas necessária e estruturante, a gestão universitária tem sido considerada por muitos como um enorme fardo ou, por outros, como uma carreira que os distancia da sala de aula e os aproxima do poder. Mas há também aqueles e aquelas que assumem a gestão como um um desafio democrático e solidário para que a universidade seja um espaço acadêmico e científico em que docentes, técnicos Administrativos em Educação e discentes construam sentidos de vida, e para a vida, e para o país. Chama-se a atenção, também, para o fato de que, no momento atual, ao desafio democrático soma-se o do enfrentamento do negacionismo, do obscurantismo e do medo que, sob o atual governo, se transformaram em políticas de Estado. Mas, como em outros momentos, as luzes da aurora, como nos lembrava Drummond, hão de aparecer e tingir nossas manhãs com as cores da vida e da alegria.
Abstract: This text is an acknowledgment to the colleagues of the School of Education of the Federal University of Minas Gerais [UFMG] who, in such difficult times, accepted the role of leading us, taking on the administration in the terms of 2018 to 2022 and 2022 to 2026. A difficult, but necessary, task, the administration of a university is considered by many as a huge burden and, by others, a path that distances them from the classroom and takes them closer to power. But there are also those who take on the administration as a democratic and solidary challenge, so that the University can be a scientific and academic space in which teachers, professors, students and admnistrative technicians can give their life meaning, and extend this to the country. It draws attention, too, for the fact that, in this moment, the denial and fear of scientific discoveries, transformed by the current government in State politics, are added to the challenge of upholding democracy. However, as in other dark times, the rays of the rising sun, as Drummond said, ought to appear and paint our mornings with the colors of light and happiness.
Subject: Educação
Gestão educacional
Política
Ensino superior e Estado
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-469840889
URI: http://hdl.handle.net/1843/68244
Issue Date: 2022
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/40889
metadata.dc.relation.ispartof: Educação em revista
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Resistir e esperançar_ os desafios à gestão universitária em tempos sombrios.pdf166.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.