Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/68250
Type: Tese
Title: Impactos da afetividade em aulas de música: o que dizem as narrativas infantis
Authors: Andrea Matias Queiroz
First Advisor: Renato Tocantins Sampaio
First Referee: Gleisson do Carmo Oliveira
Second Referee: Maura Lucia Fernandes Penna
Third Referee: Maria Betânia Parisi Fonseca
metadata.dc.contributor.referee4: José Davison da Silva Júnior
Abstract: Essa pesquisa foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, que teve como objetivo compreender como a afetividade pode influenciar aulas de música para crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir de suas próprias percepções, no contexto da escola regular. Tomei como desdobramento desse objetivo: investigar quais as experiências musicais estão sendo vivenciadas pelas crianças em suas aulas de música; entender quais os sentidos/significados que as crianças atribuem às aulas de música na escola; identificar como elas percebem, se relacionam e interagem afetivamente com a música nesse ambiente. Como revisão de literatura trago estudos que abordam temáticas relacionadas a esta pesquisa tais como, influências da afetividade nas aulas de música, bem como pesquisas Narrativas realizadas na perspectiva das crianças. O referencial teórico utilizado para iluminar o campo empírico pesquisado foi desenvolvido a partir dos conceitos que tratam da Psicologia Cognitiva no campo das aprendizagens, buscando entender a cognição e a afetividade por meio da teoria psicogenética de Henry Wallon. Esta pesquisa teve como campo empírico duas escolas localizadas na cidade de Brasília – DF, sendo uma da rede pública e outra da rede privada, e como sujeitos de pesquisa alunos de turmas do 5° ano do Ensino Fundamental I. Quanto à metodologia, é uma pesquisa qualitativa de abordagem narrativa, onde a subjetividade dos indivíduos torna-se ponto fundamental o estudo. A técnica de pesquisa alia a Arts based-research com a Roda de Conversa, já que ambos, de alguma forma, se utilizam da ludicidade em seu processo para fazer emergir a experiência dos entrevistados. Olhar para as experiências musicais dessas crianças, a partir de suas próprias concepções, trouxe a compreensão da necessidade de se trabalhar as relações afetivas positivas dentro das aulas de música, pois é a partir dessas relações que elas se mantêm engajadas no processo de aprendizagem da música. Além disso, também destaco a importância de ouvir e considerar as percepções das crianças sobre a música em suas vidas, haja visto que elas são protagonistas de suas próprias vidas e têm uma compreensão única e válida de suas experiências.
Abstract: This research was developed as part of the Graduate Program in Music at the Federal University of Minas Gerais (UFMG) and aimed to understand how affectivity can influence music classes for children in the early years of elementary school, based on their own perceptions, in the context of a regular school. I took this objective to mean: investigating what musical experiences children are having in their music classes; understanding what meanings the children attribute to music classes at school; identifying how they perceive, relate to and interact affectively with music in this environment. As a literature review, I bring up studies that deal with themes related to this research, such as the influences of affectivity in music classes and Narrative research carried out from the children's perspective. The theoretical framework used to illuminate the empirical field researched was developed from concepts that deal with Cognitive Psychology in the field of learning, seeking to understand cognition and affectivity through Henry Wallon's psychogenetic theory. The empirical field of this research was two schools located in the city of Brasília – DF, one public and the other private, and the research subjects were students in 5th grade classes. In terms of methodology, this is qualitative research with a narrative approach, where the subjectivity of the individuals becomes a fundamental point of the study. The research technique combines arts-based-research with conversation circles, since both, in some way, use playfulness in their process to bring out the interviewees' experiences. Looking at the musical experiences of these children, based on their own conceptions, led to an understanding of the need to work on positive affective relationships in music classes, as it is through these relationships that they remain engaged in the process of learning music. I also highlight the importance of listening to and considering children's perceptions of music in their lives, given that they are the protagonists of their own lives and have a unique and valid understanding of their experiences.
Subject: Música na escola
Cognição em crianças
Afetividade
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/68250
Issue Date: 11-Apr-2024
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE andrea Correções 09-05 pdfa.pdf1.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.