Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/68300
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Tertúlia literária: construindo caminhos para a formação literária de professores alfabetizadores na universidade |
Autor(es): | Maria Zélia Versiani Machado Mônica Correia Baptista Célia Abicalil Belmiro |
Resumen: | Este artigo apresenta reflexões sobre a formação literária de professores de escolas públicas que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, na condição de participantes de um projeto de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais. Iniciado no ano de 2009, o projeto Tertúlia Literária: quem lê também tem muito a dizer concebe a prática da leitura como uma atividade propícia ao estabelecimento de relações intersubjetivas, e, para que isso ocorra, promove encontros mensais com o objetivo de socialização de leituras realizadas a cada mês por professores e mediadores convidados. Em seis anos ininterruptos de encontros e atividades diversas, mantém-se a finalidade de destacar a literatura como uma das leituras que devem fazer parte da vida e, consequentemente, da trajetória de formação dos professores. A experiência acumulada reúne elementos sobre a leitura literária no contexto do Projeto, que busca romper com modelos de formação que dificultam e até mesmo afastam o almejado encontro dos leitores com os livros de literatura. Este texto se propõe a discutir e problematizar aspectos relativos à leitura literária que o Projeto tem revelado, em contexto de formação na Universidade. |
Asunto: | Literatura Leitura Professores |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n1p97 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/68300 |
Fecha del documento: | 18-jun-2015 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2014v33n1p97 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Perspectiva |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tertúlia literária_ construindo caminhos para a formação literária de professores alfabetizadores na universidade.pdf | 144.07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.