Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/68349
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | O texto ficcional e a experiência literária dos bebês |
Other Titles: | The fictional text and the literary experience of babies El texto ficcional y la experiencia literaria de los bebés |
Authors: | Celia Abicalil Belmiro Mônica Correia Baptista Cristiene de Souza Leite Galvão |
Abstract: | Investigam-se, em livros destinados a crianças de zero a dois anos, diferentes níveis de leitura que a linguagem literária possibilita. Os bebês, sujeitos produtores de cultura, criam, nas interações com os outros e com o meio, distintos mundos em diferentes tempos e espaços. Essa abstração, tão necessária e característica do texto ficcional, nem sempre está garantida em obras para essa faixa etária, o que acarreta diferenças singulares nas publicações para esse público. Assim, algumas questões orientam esta investigação: Que características possuem essas obras que fazem com que sejam classificadas como destinadas a crianças de zero a dois anos? Quais desses livros poderiam receber o selo de literários? As perspectivas teóricas de Benjamin (2012), Vigostski (2009), e Golse (2007) nos ajudam a compreender as relações entre leitura e experiências afetivas e cognitivas nessa faixa etária. Bernardo (2004; 2010) redimensiona o conceito de literatura, atitude necessária para a apreensão da pluralidade de produções atuais. Hunt (2010) amplia esse conceito e auxilia a configurar as especificidades dos textos literários destinados às crianças. O corpus de análise foi selecionado a partir de acervo particular e procurou abranger a diversidade de produções para essa faixa etária. Foram levantadas as seguintes categorias: materialidade, temática, gênero, conceito da obra. Os resultados indicam que é possível classificar livros para bebês como literários. Ainda que muitas publicações destinadas a esse grupo não apresentem uma estrutura narrativa, já observam-se indícios de fratura com o real e um exercício ficcional capaz de criar tensões das mais variadas cores e tons. |
Subject: | Educação de crianças Leitura Creches Qualidade de vida - Avaliação |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.14572/nuances.v28i2.5275 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/68349 |
Issue Date: | 13-Apr-2018 |
metadata.dc.url.externa: | https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5275 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Nuances: Estudos sobre Educação |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O TEXTO FICCIONAL E A EXPERIÊNCIA LITERÁRIA DOS BEBÊS.pdf | 399.26 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.