Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/68349
Type: Artigo de Periódico
Title: O texto ficcional e a experiência literária dos bebês
Other Titles: The fictional text and the literary experience of babies
El texto ficcional y la experiencia literaria de los bebés
Authors: Celia Abicalil Belmiro
Mônica Correia Baptista
Cristiene de Souza Leite Galvão
Abstract: Investigam-se, em livros destinados a crianças de zero a dois anos, diferentes níveis de leitura que a linguagem literária possibilita. Os bebês, sujeitos produtores de cultura, criam, nas interações com os outros e com o meio, distintos mundos em diferentes tempos e espaços. Essa abstração, tão necessária e característica do texto ficcional, nem sempre está garantida em obras para essa faixa etária, o que acarreta diferenças singulares nas publicações para esse público. Assim, algumas questões orientam esta investigação: Que características possuem essas obras que fazem com que sejam classificadas como destinadas a crianças de zero a dois anos? Quais desses livros poderiam receber o selo de literários? As perspectivas teóricas de Benjamin (2012), Vigostski (2009), e Golse (2007) nos ajudam a compreender as relações entre leitura e experiências afetivas e cognitivas nessa faixa etária. Bernardo (2004; 2010) redimensiona o conceito de literatura, atitude necessária para a apreensão da pluralidade de produções atuais. Hunt (2010) amplia esse conceito e auxilia a configurar as especificidades dos textos literários destinados às crianças. O corpus de análise foi selecionado a partir de acervo particular e procurou abranger a diversidade de produções para essa faixa etária. Foram levantadas as seguintes categorias: materialidade, temática, gênero, conceito da obra. Os resultados indicam que é possível classificar livros para bebês como literários. Ainda que muitas publicações destinadas a esse grupo não apresentem uma estrutura narrativa, já observam-se indícios de fratura com o real e um exercício ficcional capaz de criar tensões das mais variadas cores e tons.
Subject: Educação de crianças
Leitura
Creches
Qualidade de vida - Avaliação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.14572/nuances.v28i2.5275
URI: http://hdl.handle.net/1843/68349
Issue Date: 13-Apr-2018
metadata.dc.url.externa: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5275
metadata.dc.relation.ispartof: Nuances: Estudos sobre Educação
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O TEXTO FICCIONAL E A EXPERIÊNCIA LITERÁRIA DOS BEBÊS.pdf399.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.