Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/68355
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMonica Castagna Molinapt_BR
dc.creatorMaria de Fatima Almeida Martinspt_BR
dc.creatorMaria Isabel Antunes Rochapt_BR
dc.date.accessioned2024-05-15T20:13:40Z-
dc.date.available2024-05-15T20:13:40Z-
dc.date.issued2021-
dc.citation.volume6pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.20873/uft.rbec.e11856pt_BR
dc.identifier.issn2525-4863pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/68355-
dc.description.abstractThe article deals with the forms of organization of time, space and content developedin teacher's development courses in Countryside Education at University of Brasília and Federal University of Minas Gerais. It starts with the reflection that these experiences are producing formative processes that enable the dialogue among the university, the school and the communities in a socio-territorial perspective. The proposed discussions are based on the authors' experience in teaching, extension, research and publications activities within the scope of the courses. Initially, the concepts of Alternation Pedagogy and Alternation Development are defined. Then the courses and their forms of alternation organization are described and analyzed. To conclude, it is registered that this formative proposal allows the exercise of the protagonism of the participants and the countryside contexts in the perspective of education as a right and as an instrument to enable the articulation among the school, the countryside and the society projects in an emancipatory perspective.pt_BR
dc.description.resumoO artigo trata das formas de organização dos tempos e espaços formativos desenvolvidos nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade de Brasília e na Universidade Federal de Minas Gerais. Parte-se da reflexão de que essas experiências estão produzindo, numa perspectiva socioterritorial, processos formativos que possibilitam o diálogo entre as universidades, as escolas do campo e as comunidades ao seu redor. As discussões propostas ancoram-se em pesquisas realizadas pelas autoras nos Programas de Pós-Graduação de ambas as instituições, bem como suas experiências em atividades de ensino, extensão e pesquisa nessas Licenciaturas. Inicialmente, busca-se fazer a delimitação entre os conceitos de Pedagogia da Alternância e Formação em Alternância. Em seguida, faz-se a descrição e análise dos cursos e suas respectivas formas de organização da alternância. Para concluir, registra-se que a formação por alternância, conforme a experiência desenvolvida em ambos os cursos, constitui-se uma mediação que possibilita articular universidade, campo e escola como territórios educativos que podem contribuir com a produção e a reprodução da vida numa perspectiva emancipatória.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de educação do campopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectFormação de educadorespt_BR
dc.subjectLicenciatura em educação do campopt_BR
dc.subjectPedagogia da alternânciapt_BR
dc.subjectFormação em alternânciapt_BR
dc.subject.otherEducação do campopt_BR
dc.subject.otherEducadores - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação rural - Licenciaturapt_BR
dc.subject.otherComunidade e universidadept_BR
dc.titleFormação em Alternância nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo desenvolvidos na UnB e na UFMG: articulando universidade, campo e escola numa perspectiva socioterritorialpt_BR
dc.title.alternativeAlternating teacher's development in Countryside Education Undergraduate courses at UNB and UFMGpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/11856pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9901-9526pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9244-3404pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4044-6723pt_BR
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.