Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/68355
Type: Artigo de Periódico
Title: Formação em Alternância nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo desenvolvidos na UnB e na UFMG: articulando universidade, campo e escola numa perspectiva socioterritorial
Other Titles: Alternating teacher's development in Countryside Education Undergraduate courses at UNB and UFMG
Authors: Monica Castagna Molina
Maria de Fatima Almeida Martins
Maria Isabel Antunes Rocha
Abstract: O artigo trata das formas de organização dos tempos e espaços formativos desenvolvidos nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade de Brasília e na Universidade Federal de Minas Gerais. Parte-se da reflexão de que essas experiências estão produzindo, numa perspectiva socioterritorial, processos formativos que possibilitam o diálogo entre as universidades, as escolas do campo e as comunidades ao seu redor. As discussões propostas ancoram-se em pesquisas realizadas pelas autoras nos Programas de Pós-Graduação de ambas as instituições, bem como suas experiências em atividades de ensino, extensão e pesquisa nessas Licenciaturas. Inicialmente, busca-se fazer a delimitação entre os conceitos de Pedagogia da Alternância e Formação em Alternância. Em seguida, faz-se a descrição e análise dos cursos e suas respectivas formas de organização da alternância. Para concluir, registra-se que a formação por alternância, conforme a experiência desenvolvida em ambos os cursos, constitui-se uma mediação que possibilita articular universidade, campo e escola como territórios educativos que podem contribuir com a produção e a reprodução da vida numa perspectiva emancipatória.
Abstract: The article deals with the forms of organization of time, space and content developedin teacher's development courses in Countryside Education at University of Brasília and Federal University of Minas Gerais. It starts with the reflection that these experiences are producing formative processes that enable the dialogue among the university, the school and the communities in a socio-territorial perspective. The proposed discussions are based on the authors' experience in teaching, extension, research and publications activities within the scope of the courses. Initially, the concepts of Alternation Pedagogy and Alternation Development are defined. Then the courses and their forms of alternation organization are described and analyzed. To conclude, it is registered that this formative proposal allows the exercise of the protagonism of the participants and the countryside contexts in the perspective of education as a right and as an instrument to enable the articulation among the school, the countryside and the society projects in an emancipatory perspective.
Subject: Educação do campo
Educadores - Formação
Educação rural - Licenciatura
Comunidade e universidade
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e11856
URI: http://hdl.handle.net/1843/68355
Issue Date: 2021
metadata.dc.url.externa: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/11856
metadata.dc.relation.ispartof: Revista brasileira de educação do campo
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.