Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/68417
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Representações sociais em movimento: uma análise de duas pesquisas no âmbito da Educação do Campo da FaE-UFMG
Título(s) alternativo(s): Social representations in movement: an analysis of two researches in the context of countryside education in FaE-UFMG
Autor(es): Cristiene Adriana da Silva Carvalho
Luiz Paulo Ribeiro
Maria Isabel Antunes-rocha
Resumo: Campo no cenário educacional brasileiro e o papel pioneiro da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE - UFMG) na formação de professores do Campo torna-se fundamental discutir as pesquisas realizadas nesse contexto que utilizaram a Teoria das Representações Sociais (TRS). A construção de um projeto de educação em diálogo com os Movimentos Sociais dá pistas do caráter fecundo da Educação do Campo a ser estudado à luz da TRS, considerando a importância dos grupos, suas ideologias e contextos nas formas de pensar, sentir e agir dos sujeitos. Este trabalho propõe o diálogo entre uma pesquisa de mestrado e uma pesquisa de doutorado que tiveram como objetivo estudar respectivamente as representações sociais das práticas artí­sticas e da violência na formação dos Licenciandos em Educação do Campo da FAE UFMG. A proposta metodológica inseriu-se em uma abordagem qualitativa descritiva a partir da análise de categorias: articulação do objeto de pesquisa no contexto, abordagem da TRS e procedimentos metodológicos para a captura do movimento das Representações Sociais. A análise permitiu observar o diálogo entre a abordagem metodológica das pesquisas a partir do aprimoramento do conceito "Representação Social em Movimento" que tem possibilitado a verificação das representações sociais em sujeitos que se encontram em contextos geradores de mudança. Compreendeu-se a Teoria das Representações Sociais como referencial potencializador da análise das representações sociais de sujeitos que se encontram pressionados para a mudança em seu processo formativo.
Abstract: Considering the expansion of the countryside education in the Brazilian scenario and the pioneering role of the Faculdade de Educação of the Universidade Federal de Minas Gerais (FAE-UFMG) in the formation of countryside teachers, the discussion of researches that use the Theory of Social Representations (TSR) in this context becomes of great importance. The construction of an educational project that dialogs with the Social Movements gives clues on how fruitful can be the study of countryside education in light of the TSR. Such fruitfulness can be noticed by the importance of groups and their ideologies in the ways of thinking, feeling and acting of the subjects. In this work, we analyzed a master’s degree research and a doctoral degree research which the joint objective is to study the social representations of artistic practices and the violence in the formation of graduates in countryside education in FAE-UFMG. Our methodology is based on a qualitative-descriptive approach. In the context of countryside education, we analyze the following: (i) the research object in the context, (ii) TSR approach and (iii) methodological procedures for capturing the movements of Social Representations. By analyzing those points, we observed the evolution of the concept of "Social Representation in Movement” from the methodological approach of the researches. This concept of Social Representations in Movement allowed the verification of social representation in subjects that fits on change making contexts. The Theory of Social Representations was adopted as a core reference of the analysis of thinking, feeling and acting of subjects that are pushed for changes in their formative processes.
Assunto: Educação
Professores
Representações Sociais
Formação de professores
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/68417
Data do documento: 2017
metadata.dc.url.externa: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3627
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Educação E Cultura Contemporânea
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